
Mãos à obra: cada casa a seu dono
Livro | Mãos à obra: cada casa a seu dono
Arquitetura? É fácil! Uma porta, duas janelas e um tecto.
Este é um dos primeiros desenhos de uma criança: a casa.
Editado em Portugal pela Orfeu Negro, o livro apresenta obras de 11 arquitetos que exemplificam diferentes correntes na arquitetura moderna internacional, uma disciplina que “parece complicada, mas é absolutamente fascinante”, lê-se na introdução.
Neste livro, percorremos as casas mais marcantes da arquitetura contemporânea, desde o século XX até ao início do século XXI. Projetadas por alguns dos mais célebres arquitetos do mundo . Lloyd Wright, Le Corbusier, Frank Gehry, Siza Vieira, Rem Koolhaas – Estas obras arquitetónicas revolucionaram o modo como hoje construímos e habitamos as nossas casas. Entre as obras apresentadas destacamos a Villa Savoye, de Le Corbousier, a Casa da Cascata, de Frank Lloyd Wright, e a casa de papelão de Shigeru Ban.
O autor procura, assim, aproximar a arquitetura moderna dos leitores mais novos.
“Cada casa tem uma particularidade. Algumas parecem esculturas, como a Casa Shroder [de Gerrrit Rietveld], outras foram feitas em paisagens belas, como a Casa Farnsworth [de Mies Van der Rohe]”
“Este livro fala sobre casas que existem. As crianças têm os seus sonhos sobre casas. Quando leem o meu livro percebem que há muitas outras possibilidades. É sempre interessante ter informação nova que nos inspire para novas ideias”, afirmou à agência Lusa Didier Cornille.
Didier Cornille
Didier Cornille não se poupa no recurso a termos específicos da arquitetura e explica, por exemplo, o que é o sistema de construção em betão armado denominado Dom-inó, inventado por Le Corbousier, fala em fachadas, pilares, vigas e paredes de sustentação. Acredita que é importante falar desde cedo de arquitetura com os mais novos. Afinal, as crianças têm noção do seu corpo no espaço e habitualmente isso acontece em casa, explica. “Esse é o ponto de partida da arquitetura”.
“Mãos à obra: Cada casa a seu dono” conta, na edição portuguesa, com o arquiteto Álvaro Siza Vieira, a propósito da Casa Beires, construída nos anos 1970, na Póvoa de Varzim.
“Encomendada pela família Beires, é um simples cubo colorido de betão, no centro de um lote de terreno. Mas parece que caiu uma bomba no meio da casa, e vê-se uma grande fenda na fachada cheia de janelas. Hoje, uma vegetação luxuriante invade o edifício”, lê-se no livro.
Nascido em Lille, França, em 1951, Didier Cornille é formado em Design e dedica-se há dez anos a escrever e ilustrar para crianças. Publicou mais dois livros para crianças e jovens que falam de arquitetura: “Tous les gratte-ciel sont dans la nature”, sobre arranha-céus, e “Touts le ponts sons dans la nature”, sobre pontes.
“Mãos à Obra: Cada casa a seu dono” valeu-lhe uma menção honrosa nos prémios da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, em Itália.
Ver aqui o book trailer
FICHA TÉCNICA
TÍTULO ORIGINAL Toutes les maisons sont dans la nature
TRADUÇÃO Maria Afonso
COLECÇÃO Orfeu Mini
ANO DE EDIÇÃO 2015
N.º PP. 96
FORMATO 25 x 17 cm
Contamos com mais de uma centena de especialistas que produzem conteúdos na área da saúde, comportamento, educação, alimentação, parentalidade e muito mais. Acreditamos em Pais reais, com filhos reais.