Meditação na gravidez – Benefícios e resultados
As aulas de meditação na gravidez são dadas em países como os EUA há décadas. São ensinadas técnicas de postura, respiração e paz interior. O objectivo é ensinar a futura mãe a ficar em sereno contacto consigo mesma, em maior união com o pai e ambos em sintonia com a criança.
A grávida passa muitos momentos de stress e ansiedade. Atenta a sua saúde e da criança que desenvolve dentro de si, a mãe mais do que nunca toma cuidados com a alimentação, com o peso e com os ambientes que frequenta. É importante que entenda que existe uma preparação espiritual e mental que pode ser tomada de forma consciente por exemplo praticando Meditação.
Para assegurar o bom desenvolvimento do feto, a grávida é acompanhada ao longo dos 9 meses por seres espirituais “destacados” para o efeito. A vibração energética é mais elevada, por este motivo muitas grávidas ficam mais bonitas e mais radiosas.
A depressão pós parto é um reflexo do abandono deste suporte suplementar quando a criança nasce.
A mãe sente a diferença.
Uma preparação constante por exemplo, estudando Meditação, fará com que a mulher tenha este tipo de energia e em todos os dias da sua vida.
Famílias que estudam Meditação sabem que o parto será um momento mais tranquilo e seguro.
A saúde, o sistema imunológico, o equilíbrio e tranquilidade são denominadores comuns para uma gestação saudável, um parto ameno e o desenvolvimento da criança sustentado, criativo e harmonioso. Famílias que abraçam a técnica da meditação têm uma ligação energética mais forte e mais eficaz para ultrapassar todos os momentos de tenção. Todo este clima gera melhores momentos e registos de felicidade.
O bebé sente esta paz e harmonia que vem dos pais. A casa e o ambiente familiar, o mundo da criança não é muito diferente do ambiente vivido por 9 meses na barriga da mãe.
Os primeiros meses da vida da criança são normalmente agitados porque o bebé é exigente. Com poucas horas de sono e sobretudo pouco tempo para o casal e para cada um deles individualmente, são meses de grande stress.
Os exercícios são aprendidos em Meditação são fáceis e podem ser feitos várias vezes ao dia consoante a disponibilidade. Podem ser realizados em casa, no trabalho, no intervalo de almoço num jardim.
O amor familiar e os momentos em família, deixam de ser mentais e passam a ser mais envolventes porque é a mistura de razão e sentimento em equilíbrio, praticado por pais e filhos.
Quais os benefícios?
Os benefícios desta técnica são:
- Impacto benéfico na saúde da mãe e do feto
- Aumento do nível de bem-estar
- Auto estima
- Equilíbrio emocional e da ansiedade
- Prevenção da depressão pós-parto
- Equilíbrio das funções hormonais
- Controlo da mente
- Reconhecimento da energia e como utiliza-la a seu favor
- Capacidade empática
- Reconstrução do sistema emocional
Que resultados esperar?
Resultados práticos:
- Maior controlo no momento do parto
- Redução dos momentos ansiosos, dores e stress
- Menor tensão muscular
- Sono regular
- Calma, paz
- Disciplina
- Melhoria no relacionamento inter-familiar
- Redução do número de casos que necessitam de cesariana ou anestesia geral