O Coaching no sistema educativo. O Coaching estudantil. Porquê e para quê?

O Coaching no sistema educativo. Porquê e para quê?

O Coaching no sistema educativo. O Coaching estudantil. Porquê e para quê?

O processo de Coaching na área da educação tem como principal objetivo orientar todos os intervenientes deste processo – desde os encarregados de educação, pais, professores, auxiliares de ação educativa, estudantes, entre outros – de forma a sentirem-se pessoas absolutamente realizadas, porque conquistaram autonomia para trabalhar, motivadas em prol dos seus objetivos, garantindo, assim, os seus resultados, recorrendo a ferramentas facilitadas pelo processo de Coaching.

Assim sendo, qual a importância do processo do Coaching para professores, visando a motivação dos estudantes?

Antes de mais, consiste em facilitar a consciencialização por parte do profissional (professor), da importância do fator empatia. A criação da empatia entre professor e estudante, permite ao aluno motivação e autonomia no seu trabalho, obtendo resultados de mérito e excelência.

Como coach, verifico que muitos dos resultados ficam aquém do esperado

Não existe conexão entre professores e alunos, ou entre pares, ou entre alunos e encarregados de educação, ou entre alunos e a própria instituição que os acolhe. Isto significa que temos que estar sensibilizados e atentos, enquanto profissionais do sistema de ensino, para a importância da referida criação de empatia com o aluno. Assim, temos de nos focar no mesmo. Ele é protagonista, é o nosso futuro, e é ele que irá refletir os seus pensamentos e emoções, nos seus resultados.

 Como profissionais, a nossa missão é orientar o aluno

Fazer com que se sinta motivado e conquiste os resultados desejados. E como fazemos isso? Como se cria empatia com o discente, sendo esta um dos fatores decisivos, na obtenção dos seus resultados?

O objetivo do processo de Coaching no sistema educativo

É fazer com que a pessoa tenha uma tomada de consciência da sua autoeficácia, da sua atitude, da sua motivação, ou seja, das suas ações. Estas são o reflexo dos seus pensamentos. Temos de sensibilizar o aluno (ou outro interveniente do sistema educativo) para que reconheça que os resultados obtidos são única e exclusivamente sua responsabilidade, alertando para a autorresponsabilização.

Quis as vantagens para quem faz o acompanhamento em Coaching

A dos índices de motivação e da atitude positiva, havendo um reconhecimento por parte dos intervenientes de que os desafios são oportunidades de melhoria. Adquirir disciplina, definindo smart objetivos e implementando um plano de ação absolutamente realista, para a sua concretização.

O aluno devidamente acompanhado conquista resultados de mérito e excelência. Melhora as suas capacidades e o seu comportamento a nível pessoal e em contexto escolar. Consegue reconhecer as suas potencialidades e também constata a vantagem e a importância do cumprimento do currículo para seu desenvolvimento. Tem interesse em aplicar o conhecimento no sentido de desenvolver, ainda mais, as suas competências. Tudo isto, sempre com atitude positiva.

A atitude é o combustível para, facilmente, termos bons pensamentos, boas emoções, boas ações e, consequentemente, bons resultados. Quem tem bons pensamentos, boas emoções e boas ações tem, naturalmente, mais facilidade em criar empatia com as pessoas.

Desta forma, estão reunidas condições para potenciar o rendimento escolar tendo em vista o sucesso do futuro académico e profissional do aluno. Garantindo, assim, a melhoria das suas capacidades e do seu comportamento a nível pessoal e em contexto escolar, nos domínios de:

  • SABER-SER;
  • SABER-ESTAR;
  • SABER-FAZER.

“Nunca diga ao mundo que consegue fazer, mostre!”

(Hill, 2017)

Especialista na área do desenvolvimento do potencial humano, com Pós-Graduação na área de Coaching e Mentoring – Desenvolvimento do Potencial Humano, pela Universidade Portucalense, Porto.

Neste momento desempenha atividade profissional na área do Coaching no Sistema Educativo e Formação.

Concorda com este artigo? Deixe a sua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.