O Poder do Exemplo
Os pais têm o maior super-poder de todos: O poder do exemplo.
O modelo mais poderoso na vida de qualquer criança são os próprios pais. Através da observação direta, com eles aprendem o melhor e o pior: observam, imitam comportamentos, ações, valores, crenças e até mesmo expressões.
A aprendizagem profunda das crianças é desenvolvida com base na observação do comportamento e da constatação das consequências das ações de outras pessoas. As crianças observam como reagem os familiares mais próximos. Tanto nas experiências positivas como nas menos positivas. Estas experiências tornam-se parte dos “ficheiros de referência” a que recorrem para saberem como viver as suas próprias vidas.
A vantagem é o facto dos pais se encontrarem numa posição de extremo poder no que diz respeito à capacidade de influenciar o desenvolvimento dos filhos.
Os pais têm o maior super poder de todos: O poder do exemplo.
A questão agora é a seguinte: “Como é que estamos a aproveitar esta oportunidade? “
Sob quantas formas está o seu comportamento a influenciar o desenvolvimento da personalidade do seu filho?
Os pais desempenham um papel fundamental durante toda a vida. Nos primeiros anos os filhos admiram-nos como se fossem os melhores do mundo. Isto é muito positivo porque precisam efetivamente de alguém que possam admirar e que os guie e ajude a superar os obstáculos.
Os modelos são importantes porque é através deles que as crianças aprendem os valores que orientarão as suas vidas.
As ações dos pais ensinam os filhos a assumir responsabilidades pelos próprios comportamentos, escolhas, ações, pensamentos e sentimentos.
Educar crianças perfeitas seria muito simples se os pais fossem perfeitos, por isso, têm de fazer o melhor que podem, sem nunca esquecerem de que estão a ser observados a cada minuto que passa.
- Se quiser que os seus filhos aprendam a exprimir-se, tem de criar conversas em família
- Ou se quiser que os seus filhos sejam saudáveis e estejam em forma, os pais têm de ter cuidados de alimentação e fazer exercício físico.
- Por exemplo, se quiser que lidem com a raiva, então não deve insultar o tipo que lhe roubou o lugar no estacionamento
Através das suas ações, palavras e comportamento poderá orientar os seus filhos na direção pretendida. Mostre-lhes como podem ser adultos felizes, equilibrados e realizados. Mas lembre-se que os seus filhos irão também imitar as suas imperfeições.
Os filhos podem espelhar as suas piores características, vulnerabilidades e fraquezas. Apesar do modelo mais poderoso para a maior parte dos jovens ser o progenitor do mesmo sexo, as crianças não deixam de observar muito de perto a forma como o progenitor do outro sexo trata o próximo.
Como está a sair-se como modelo?
Consegue controlar o seu próprio comportamento e as suas emoções? Está a ensinar os seus filhos a controlar os deles?
Este video fantástico ilustra muito bem tudo o que escrevi sobre o poder do exemplo dos pais.
Desafio
Aproveite esta oportunidade para refletir um pouco sobre as suas ações. Tem de ser muito honesto consigo mesmo acerca daquilo que está a demonstrar aos seus filhos. Não pode alterar aquilo que não assumir.
Rejeite todas as atitudes negativas. Acabe com os padrões de comportamento autodestrutivos e aumente as atitudes positivas. As crianças precisam que os pais as orientem, e os pais têm tudo o que é preciso para serem grandes modelos para os filhos.
Nunca é tarde, basta querer!
Ana Alvarinho, Psicóloga e Coach Familiar
Para Up To Kids®
Todos os direitos reservados
Contamos com mais de uma centena de especialistas que produzem conteúdos na área da saúde, comportamento, educação, alimentação, parentalidade e muito mais. Acreditamos em Pais reais, com filhos reais.