
O primeiro ano vem aí, mas deixemos as crianças respirar
O primeiro ano vem aí, mas deixemos as crianças respirar
Nós, adultos, vivemos cheios de boas intenções.
É com esta boa fé que lidamos com as nossas crianças, gosto eu de acreditar. Mas muitas vezes, demasiadas até, esquecemo-nos de nos pôr no lugar deles.
A minha filha tem cinco anos, quase seis e em Setembro entra no primeiro ano.
Lembremo-nos do actual estado das coisas. Vivemos tempos de dúvidas, no meio de uma pandemia que muitas vezes nos rouba o rumo. Agora adicionemos uma mudança de ciclo para uma criança.
Será realmente benéfico estar constantemente a dizer-lhe coisas como:
-“Agora é que vai ser a sério”
-“Vais para a escola dos grandes”
-“Já escolheste a mochila e os materiais?”
-“Aproveita agora…”.
Pois, esta última é o meu lema. Aproveitar o agora. E no agora, estas crianças têm cinco anos ou seis acabados de fazer. Estão a adaptar-se a uma nova realidade. Podem brincar com os seus amigos e serem as crianças de cinco anos que devem ser. Sem preocupações sobre o que vai acontecer daqui a uns meses.
Eu sei que (como referi lá em cima), a intenção é boa.
Quer-se motivar para a mudança, quer-se falar do que aí vem porque é uma etapa muito interessante, mas… gosto que a minha filha entenda que ainda tem tempo.
Que, como até aqui, quando chegar a altura de pensar sobre isso a sério (materiais, etc e tal) contará connosco para o assunto sem ter de pensar antecipadamente nisso. Que se “preocupe” com o que aí vem, mais perto dos acontecimentos.
Até lá, tem um aniversário pela frente, as férias e… um dia de cada vez.
E este lema devia ser abrangente no que à comunicação com os miúdos diz respeito.
Por isso, conversemos sem pressões, sem levantar preocupações ou ansiedades, que são naturais. Ouçamos e estejamos disponíveis para ouvir os que as crianças nos dizem. E se elas, por sua iniciativa, falarem no assunto, conversemos. Se não o fizerem, conversemos sobre outras coisas.
Até ser tempo, temos tempo.
Image@wetransfer
Autora orgulhosa dos livros Não Tenhas Medo e Conta Comigo, uma parceria Up To Kids com a editora Máquina de Voar, ilustrados por aRita, e de tantas outras palavras escritas carregadas de amor!