O que as crianças precisam.

O que as crianças precisam.

O que as crianças precisam.

Tempo de férias, tempo de meditar e observar o mundo.

O nosso mundo, o mundo à nossa volta. A escrita enquanto mãe e educadora de infância esteve durante algum tempo em pausa. São retiros a que me obrigo. Mas é tempo de escrever e levar a reflexão.

O que as crianças precisam dos adultos, para além dos cuidados habituais?

Simples, elas precisam de tempo para ser crianças.

Não são necessários brinquedos caros, sofisticados e que as limitem de pensar. Elas precisam de ação, de vontade de descobrir, interagir com outras crianças e adultos. Socializar.

Precisam de estar em comunidade. Realizar atividades motoras de forma livre e com entusiasmo, sem grandes planos e orientações.

As crianças  precisam de nadar, de observar a natureza, descobrir as formas das folhas, o tamanho das árvores, a forma da água correr nos rios e no mar.

De observar as casas, os monumentos, conhecer a história da sua terra, descobrir novas terras. Entrar no mundo dos sonhos e sonhar… Elas tem urgência em estar livres, sem tecnologias, sem comandos e comandantes…

As férias estão a terminar e dentro de dias, algumas crianças voltarão a estar fechadas entre quatro paredes, com desejos guardados no cofre da infância.

Dê liberdade as crianças, construa um futuro de agentes de mudança com vontade de ação.

O futuro depende de nós enquanto pais, mães e agentes de educação.

Concorda com este artigo? Deixe a sua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.