
O que as crianças precisam.
O que as crianças precisam.
Tempo de férias, tempo de meditar e observar o mundo.
O nosso mundo, o mundo à nossa volta. A escrita enquanto mãe e educadora de infância esteve durante algum tempo em pausa. São retiros a que me obrigo. Mas é tempo de escrever e levar a reflexão.
O que as crianças precisam dos adultos, para além dos cuidados habituais?
Simples, elas precisam de tempo para ser crianças.
Não são necessários brinquedos caros, sofisticados e que as limitem de pensar. Elas precisam de ação, de vontade de descobrir, interagir com outras crianças e adultos. Socializar.
Precisam de estar em comunidade. Realizar atividades motoras de forma livre e com entusiasmo, sem grandes planos e orientações.
As crianças precisam de nadar, de observar a natureza, descobrir as formas das folhas, o tamanho das árvores, a forma da água correr nos rios e no mar.
De observar as casas, os monumentos, conhecer a história da sua terra, descobrir novas terras. Entrar no mundo dos sonhos e sonhar… Elas tem urgência em estar livres, sem tecnologias, sem comandos e comandantes…
As férias estão a terminar e dentro de dias, algumas crianças voltarão a estar fechadas entre quatro paredes, com desejos guardados no cofre da infância.
Dê liberdade as crianças, construa um futuro de agentes de mudança com vontade de ação.
O futuro depende de nós enquanto pais, mães e agentes de educação.