Observação e Imitação são dois pontos fundamentais que procuro conhecer e perceber quando inicio a avaliação de uma criança. A observação e imitação são bases da aprendizagem da criança.
Dificuldades em observar condiciona, por exemplo, a atenção partilhada e a capacidade de imitar, uma peça-chave para aprender algo novo, para repetir e aperfeiçoar competências.
Experimentem desviar o olhar ou fechar os olhos numa atividade nova com as vossas crianças. Teriam por certo dificuldade em compreender como era o decorrer da atividade. Qual o objetivo… E até, quais os passos a dar. Tal como teriam dificuldade em conectar-se com a atividade e com o vosso parceiro de brincadeira!
É este o grau de importância da observação e da imitação da criança para a aprendizagem.
Desde que são pequeninos devemos procurar estar atentos e promover experiências de observação e imitação.
Como poderemos fazê-lo?
Por exemplo, face a face, em espelho, imitar a própria criança, interagir com a criança utilizando estímulos sonoros ou movimentos amplos que lhe captem a atenção. Devemos começar progressivamente a direcionar para atividades e detalhes mais minuciosos como livros, legos, entre outros. =)
Observar e imitar são tantas vezes os principais objetivos de intervenção iniciais que defino. Há tanta coisa no mundo começa por isso mesmo! =)
À paixão pelo seu trabalho com crianças com necessidades especiais aliou-se a paixão pela parentalidade nas Necessidades Especiais.