professoras

10 dicas para todas as Professoras que mudam o mundo

  1. Parabéns! Parabéns às professoras capazes de proporcionar aos alunos atividades diferentes do habitual, dentro da própria escola, motiva os alunos!
  2. Motivar os alunos é essencial. A escola deve ser vibrante e capaz. Estas características envolvem os alunos.
  3. Envolver os alunos é sair da caixa, é marcá-los para o futuro.
  4. Os alunos precisam de Futuro. O mundo não nasce com eles. Há que os ajudar a descobrir o mundo. Quem descobre o mundo abraça o futuro.
  5. Hoje, o mundo esteve na sua Escola, na pessoa de uma visita. Uma visita que foi pontual (como a professora foi!), foi empenhada (como as “suas”  turmas foram). Não, não conseguiu ter o seu sorriso. Mas isso foi por motivos de gestão da dinâmica de grupo.
  6. O empenho (que é filho do seu excelente trabalho) sentiu-se na sala. Nem todos se empenharam? Em mais de 100 alunos? A maioria que se empenhou,  merece que nunca desista.
  7. Nunca desista dos mais “difíceis”. Nunca desista dos melhores. Não deixe de ir a uma visita de estudo, nem de receber uma visita, com receio do comportamento do fulano. Atue na prevenção, tal como fez. Antes de sair da sala, enquadrou a sessão, responsabilizou, sem estragar o mistério.
  8. O seu ar, o seu sorriso, o seu brilho, para mim não são mistério. É gosto. É dedicação. É trabalho. É apoio. É lutar pela Escola e pelos alunos. É o mundo a ficar melhor.
  9. Sei que na vossa escola são um grupo. Conhece o ditado? ESCOLA QUE NÃO TRABALHA EM GRUPO É COMO MOTOR SEM ÁGUA: NÃO HÁ GRUPO, GRIPA… (Inventámos agora…)
  10. Aposto que se inspira com o que a rodeia. Aposto que luta contra a falta de tempo para poder debater com os alunos assuntos da atualidade. Vejo-a no carro, a viajar para a Escola e a ouvir um programa em que se fala de sonhos. Vejo-a ficar com vontade de questionar os seus alunos sobre o tema.
Hoje mudou a vida a muitos alunos! Quantos não vão viajar na auto-estrada e lembrar as famílias sobre os assuntos da sessão? E os que não ouviram a história (dos sapos) até ao fim, não lhe perguntaram depois como acabava? E as consciências não foram agitadas?
E os pais que por vezes não participam? Esses, em 10 vezes, consigo irão até ao fim do mundo, pelo menos, 9 vezes.
Hoje, mesmo que pouco, fez muito. Foi só capacitar os jovens, acreditar neles, dar-lhes algo diferente, colocá-los a pensar, agitar as consciências, rever matéria…foi só ajudar a mudar o mundo para melhor. Só…
PS: E hoje, ainda tivemos um Anjo. Sim, refiro-me à Professora Ana…Há sempre alguém assim. Alguém que se envolve, que motiva e abre Portas. Portas do mundo.

Gosto de iniciativas “sem tretas” e com alma. Como a Up to Kids, por exemplo.

A criação do Mundo Brilhante permite-me visitar escolas de todo o país e provocar os diferentes públicos para poderem melhorar. Agitamos. Queremos deixar marcas.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.