Quarto do bebé

5 dicas para decorar o quarto do bebé

5 dicas para decorar o quarto do bebé

Preparar um quarto para bebés pode ser uma experiência divertida e recompensadora. Por outro lado pode ser um pouco extenuante especialmente se não souber por onde começar. Existem vários elementos na decoração que são absolutamente essenciais, tais como o berço e o lugar para alimentar o ou a bebé. Como tal, apresentamos alguns pontos de partida e dicas para começar a arrumar o quarto novo em ordem.

1. Esboço da disposição dos móveis

Recomendamos, em primeira instância, que comece a desenhar uma planta do quarto. Disponha os móveis no espaço onde acha que deveriam estar.

Tenha alguns cuidados extra.  Não deixe o berço perto da janela para evitar as correntes de ar, ou até mesmo das cortinas.

O armário para trocar as fraldas deve ser colocado perto do berço, por questões práticas. Igualmente perto deve estar uma poltrona, de preferência junto a uma janela, para que possa embalar e alimentar a criança. Esta poltrona deve ser um investimento bem pensado, pois será um lugar onde passará muito tempo durante os primeiros meses de vida do ou da bebé.

Quarto do bebé

2. Roupeiro deve estar sempre presente

É essencial que o quarto esteja sempre limpo e extremamente arrumado. Trata-se de uma questão de saúde e de protecção de possíveis alergias. Como tal, as roupas do ou da bebé devem estar bem arrumadas e de fácil acesso, bem como todos os brinquedos e outros acessórios.

Pode optar por adquirir ou pedir um roupeiro de bebé à medida a profissionais experientes. Se pretender algo mais a longo prazo e se o quarto do ou da bebé for para quando crescerem, pode considerar fazer um roupeiro embutido ou um closet mais neutro para a criança.

quarto do bebe 2

3. Roupa de cama a pensar na saúde

Cobertores pesados de lã, por exemplo, são grandes acumuladores de pó e ácaros, que podem ser prejudiciais para a saúde de recém-nascidos. Assim, opte antes por um edredão próprio e lençóis que sejam feitos de algodão puro. Os tecidos de algodão são altamente respiráveis e ajudam na circulação do ar. Isto fará com que o sono do ou da bebé seja muito mais confortável e tranquilo.

4. Palete de cores harmoniosas

Aposte em cores claras que transmitem um ambiente tranquilo e harmonioso. As paredes devem ter um tom claro, bem como as roupas de cama. No entanto, pode e deve também estimular ou pouco as sensações do ou da bebé com cor, vivacidade e alegria. Para dar este toque, o ideal é utilizar um ou outro elemento colorido que chame a atenção para o detalhe e dar um ar vibrante ao quarto. Ainda assim, é melhor não abusar destes elementos para não estimular a excitação.

Continuando neste ponto, lembramos também que os e as bebés passam muito tempo deitados de barriga para cima. Assim sendo, porque não considera pintar o tecto com algum mural ou pinturas harmoniosas mas que estimulem o cérebro da criança?

quarto do bebé

5. Reparações e adaptações

Outra acção absolutamente essencial passa por fazer todas as reparações e bricolage necessários para adaptar o quarto com toda a segurança e conforto que o ou a bebé necessita. Não se esqueça de tapar as tomadas eléctricas e colocar redes protectoras e, caso tenha receio de mexer, peça ajuda a um ou uma electricista.

Certifique-se que o berço está bem montado, sem parafusos soltos ou elementos que possam magoar a criança, bem como todos os outros móveis do quarto. Não coloque objectos pendurados e arranje protectores para as portas.

 

Siga estas dicas e terá o sítio perfeito para o ou a bebé relaxar e crescer feliz e em segurança!

Artigo do parceiro Zaask

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.