A matemática como linguagem universal

A matemática como linguagem universal. Dia mundial do PI

A matemática como linguagem universal

Celebra-se hoje o Dia mundial do  Pi.

Este número representa a relação entre o perímetro de uma circunferência e o seu diâmetro. Um número do qual ouvimos tantas vezes falar e que tem tanta importância, não passando de um simples quociente entre o perímetro e o diâmetro.

A verdade é que, apesar de simples, este quociente tem uma enorme importância no nosso dia-a-dia. Graças à definição do Pi, é-nos possível descrever ângulos num círculo trigonométrico, definir ondas com base nas razões trigonométricas evoluindo sempre até chegarmos ao ponto de conseguirmos fazer chamadas telefónicas e estar sempre em contacto uns com os outros.

A matemática como linguagem universal

A matemática é isto mesmo, aquilo que começa por ser simples e parecer que “não serve para nada”, é a razão de termos um mundo tão evoluído. É a linguagem universal que realmente nos põe em contacto com os outros. A matemática está nas pequenas coisas do nosso quotidiano, mas não só. A matemática está em 90% das coisas com que lidamos diariamente. Estão a ver, acabei de usar matemática outra vez.

O bicho papão que é a matemática tem de ser desmistificado desde cedo. As crianças não podem ter medo da matemática, pelo contrário, devem ser incentivadas a conhecê-la e a perceber as suas potencialidades. Se há coisa que sei, é que quanto mais nos envolvemos com a matemática e mais percebemos dela, maior a nossa adoração.

Por isso, neste dia, deixo a sugestão de olharem à vossa volta e tentarem descobrir onde está a matemática e como foi aplicada.

 

LER TAMBÉM…

Um pensamento pode ter tanto de inspirador como de perigoso.

Aprender a ler mais cedo: a pressão do sucesso começa no pré-escolar

9 mitos associados às dificuldades de aprendizagem

A escola quer-se um lugar onde os nossos filhos estejam e sejam felizes

 

 

No âmbito da educação somos um centro de explicações que se distingue claramente de todos os outros! Pretendemos, não só, formar bons alunos mas também jovens esclarecidos e competentes para tomarem decisões.

Mais do que uma marca associada a um espaço o nome HOW TO é um conceito! Um conceito pedagógico, aliado às tecnologias, que pretende transmitir o valor da aprendizagem e de como ela nos torna pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram did not return a 200.