Ano Novo, resoluções pró-família

Com o início de um novo ano renovam-se sonhos, energias, desejos e objetivos.

Para as famílias pode ser uma oportunidade para fazer diferente, apostando ainda mais nos bons momentos passados com os que mais amamos, pois são esses momentos que possibilitam um maior fortalecimento e proximidade das relações, ao mesmo tempo que nos tornam (ainda) mais felizes.

Assim, nesta novo ano priorize a sua felicidade, assim como a de toda a sua família, investindo em si e nos seus, através de pequenos grandes gestos:

– Cultivem hábitos de vida mais saudáveis.

Façam exercício físico (passeios, caminhadas, natação, etc.) em família, alimentem-se melhor e conquistem mais horas de sono aos vossos dias.

– Fomentem bons momentos em família.

Podem, por exemplo, instaurar semanalmente a Noite da Família e nessa noite joguem em conjunto um jogo de tabuleiro, joguem às cartas, vejam um bom filme, com um balde de pipocas ao lado, ou simplesmente conversem.

– Conheçam juntos novos lugares e vivam novas experiências.

Está provado que o nosso cérebro se desenvolve tanto melhor quanto mais experiências e emoções positivas estivermos expostos. Criem memórias e boas recordações, em família.

– Digam e mostrem mais o que sentem uns pelos outros.

Incentive todos os elementos da família a verbalizarem o que pensam e sentem, sem julgamentos ou recriminações. Digam uns aos outros o quanto se amam. Abracem-se, pelo menos, uma vez por dia.

– Se têm mais do que um filho instituam o Dia do Filho Único.

Uma vez por mês, tirem um dia, uma tarde, um momento, em que estejam com cada um dos vossos filhos sem a presença do ou dos irmãos. Nesse dia conversem e façam o que ele ou ela mais gosta de fazer convosco e que, muitas vezes, não pode fazer por não ser filho único.

– Pais felizes =  filhos felizes.

Encontrem mais tempo para o casal e para estar com os amigos.

– Façam refeições em família.

Ao gerirem os vossos dias priorizem, pelo menos uma refeição diária em família. Sem televisão, telemóveis ou qualquer outro tipo de distração;

– E, por fim, brinquem, riam e divirtam-se em família.

 

imagemcapa@tumblr

1 thought on “Ano Novo, resoluções pró-família
  1. Adorei este texto. Vou partilhar com a familia e implementar em casa. Não um ou duas sugestões, mas todas elas, pois são muito boas. O dia do filho unico, acho que vão adorar! 😉

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.