Criamos os FILHOS para o Mundo…

A maternidade transforma qualquer mulher…é uma constatação obvia e secular. O que importa procurar descobrir é o poder destas mudanças no nosso curso de vida.

Um filho chega, independentemente do momento, da circunstância e do planeamento envolto em surpresa e amor, um amor diferente de todos os outros porque é imensurável, incondicional, indestrutível. A relação que criamos com um filho pode sofrer abalos, deceções, mágoas, mas a verdade, é que amamos com a maior liberdade que conseguimos, e por isso é imenso este AMOR.

Dos sentimentos que mais se destaca é esta capacidade de aceitar o outro e de decidir em função da felicidade de alguém, que não nós mesmos. Conseguimos ver para além da nossa vontade, sacrificamos o nosso conforto e estamos na linha frente quando se trata de o proteger, contra tudo e contra todos. Tentamos convencer-nos que é nosso, o filho que desejamos, mas no fundo sabemos, que não. Ele existe para nos premiar com esta capacidade única de amar alguém, para sabermos que somos capazes. No entanto, criamos o nosso filho para o mundo, e é assim que deve ser!!

Cada decisão tomada deve refletir o que é mais construtivo para ele e não o mais confortável para nós. É um exercício difícil, porque, a maioria das vezes, queríamos tê-lo quietinho no nosso colo, sob a nossa guarda e proteção. Mas um filho, não é um “objeto” que guardamos em segurança, é um sonho que arriscamos em tornar real! As escolhas que fazemos devem ser oportunidades de crescimento para este “sonho” avançar de forma segura e feliz!

Os momentos de aprendizagem dos filhos são muitas vezes anulados, pela necessidade que os pais tem em retirar os obstáculos do caminho. Crescer num ambiente rigorosamente controlado, sem responsabilidade, sem conflitos para gerir, sem dor, sem perdas, sem Nãos, é crescer num mundo de ilusão…que mais tarde ou mais cedo se vai desmoronar.

Não podemos continuar a acreditar que os filhos são Nossos, criamos os filhos para o Mundo e guardamo-los para sempre no coração!!

imagem@wundervisuals

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.