5 super-poderes para ser um bom líder

“Todos nós podemos ser super heróis. O Homem aranha deita teias de aranha, o Super-homem vê através das paredes, o Capitão América tem um super escudo!. Todos eles têm uma característica que os define, mas para além dessa característica têm outras que fazem com que eles sejam quem são. O Super-Homem é o Super-Homem, O Homem-Aranha é o Homem-aranha e o Capitão-América é o Capitão-América. Todos eles têm um manancial de super poderes. Fui investigar quais são os tipos de super poderes que os super heróis têm. (…) E eles são sete. E eu, ao longo da minha vida, procurei encontrar aqueles que são os 5 super poderes para que eu pudesse ser, ou tentar aspirar ser, um bom líder através da minha educação:

.VOAR | SONHAR
O primeiro de todos dos super poderes, é Saber Voar. E saber voar é saber sonhar. Saber onde é que eu quero ir. Onde é que eu gostaria de estar. Onde é que eu me projeto. (…)

.SUPER VISÃO | ILUSÃO
O Segundo é ter uma super visão. É ver através da parede. O super Homem vê através da parede. Vocês têm de ter a ilusão de se reverem em algo. (…) Vocês têm de ter a visão, atravessar paredes, ver para lá daquilo que é a vossa realidade hoje.

.FORÇA DESCOMUNAL | TRABALHO
O Terceiro é ter uma força descomunal. Não há magias. Há trabalho. Há trabalho, há trabalho, há trabalho e há trabalho. E a seguir ao trabalho, há mais trabalho. Têm de querer ser o melhor no que quer que seja. Têm de trabalhar muito. (…)

.QUERER ILIMITADO | SACRIFÍCIO
O Quarto é o querer. E o querer vem antes do trabalho. Se eu não quero uma coisa, eu não vou trabalhar para a ter. E esse querer, sendo cada um de vocês o super herói, vocês têm de querer muito, e dentro do querer há capacidade de sacrifício.

.SUPER CONFIANÇA | ALEGRIA
O Quinto é a super confiança. Nada se faz sem alegria. Se vocês forem fazer as coisas que têm que fazer todos os dias sem alegria, nunca serão super heróis. No que quer que seja que cada um de nós se propõe na vida a fazer, ser um bom pai, ou ser um bom líder, se não tiverem alegria, se não forem super confiantes naquilo que estão a fazer, nunca serão super heróis.
(…)” – Luis Valente  in TEDxYouth@ColégioMilitarSchool (ver video com discurso completo)

O Luís valente é um dos maiores corações que conheço e, para além de ser das pessoas mais cómicas é também das mais inteligentes e sensíveis que conheci na vida.
O Valente conseguiu, nesta palestra, fazer uma boa analogia de tudo aquilo que quero transmitir aos meus filhos e também daquilo que me foi transmitido pelos meus pais que, naquele tempo, tiveram a “coragem” de me deixar voar e aventurar-me mesmo antecipando alguns muros mais altos, mas sabendo que, com o tempo, os iria contornar.
Emocionou-me ouvir frases que ouvi dos meus pais… emocionei-me quando o Valente falou do seu Pai porque sinto (e entendo profundamente) essa ligação com quem me passou estas informações, os meus queridos pais!
Este é um dos vídeos que temos mesmo de mostrar aos nossos filhos adolescentes!

Por Inês de Santar, para Up To Kids®
Todos os direitos reservados

imagem@kennersuperpowers.com

Inês de Santar é a segunda de seis irmãos. Em 2009 começou a escrever o seu primeiro romance e, em 2012, revela publicamente o seu gosto pela escrita, com a abertura da página Inês de Santar.

Como pais e educadores, haverá alguma forma de andarmos um passo à frente dos nossos filhos? Será isso necessário? Como fazê-lo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.