Regresso às aulas

E assim estamos de novo no regresso às aulas. Entre testes, estações do ano, notas, estudo, apontamentos, visitas e reuniões de pais voltámos a Setembro!

É tempo de decisões, opções e preocupações. Renovar matrículas, mudar de escola, estudar os conteúdos programáticos, conhecer as professoras, comprar e forrar os livros e escolher o material escolar.

Diariamente somos bombardeados com promoções, descontos e ofertas. Mais uma altura do ano aproveitada ao máximo pelo princípio capitalista do consumismo. Mas o regresso às aulas é muito mais do que isto. É a altura em que os mais novos se sentem postos à prova, é tempo de retomar as rotinas e horários e para algumas mães é altura de se despedirem da licença de maternidade e entregarem os bebés ao cuidado de alguém estranho.

É ainda período de definição de metas pessoais, pedagógicas e profissionais.

Tempo de repensar prioridades e estabelecer medidas de organização familiar. A educação é, cada vez mais, parte crucial de quem somos e de quem queremos que os nossos filhos sejam. É selecionador de oportunidades e define competências e preferências. O regresso às aulas deixou de ser apenas período de reencontrar os amigos e professores. Ganhou uma importância acrescida de responsabilidade futura. Não basta ser razoável. Nos dias competitivos de hoje, há que ser mais e melhor. Superar e superarmo-nos diariamente.

É, ainda tempo de reencontrar ou criar novos afectos. Numa era de independência feminina, a figura de educadores e professores assume também um carácter afectivo de peso, pois substitui a presença paternal imediata. As crianças passam cada vez mais tempo na instituição escolar pelo que a transmissão de valores e princípios deixa de ser uma tarefa única e exclusiva da família.

Por isso, talvez mais do que nunca, as escolas e instituições, sejam curriculares ou extracurriculares, ganham agora um perfil mais carinhoso, mais caloroso e mais afetivo.

 

Por Mariana Torres, para Up To Kids®
Todos os direitos reservados

 

imagem@hayatadogruokullari.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.