Um pensamento pode ter tanto de inspirador como de perigoso.

Um pensamento pode ter tanto de inspirador como de perigoso.

“A essência do Homem é pensar.” – Descartes

Um pensamento é uma rápida corrente de informação transmitida por neurónios através de reações eletroquímicas que decorrem em milésimos de segundo.

Estas reações do mundo microscópico são os fatores que mais nos unem e nos separam dos objetos e seres do mundo macroscópico onde vivemos.

Todos os pensamentos têm uma de duas possíveis origens: ou em estímulos do mundo que nos rodeia que nos chegam através dos sentidos, ou então originam-se no próprio processo de raciocínio. Este é o responsável por nos guiar entre pensamentos e o que nos leva a entender cada situação segundo o ponto de vista específico momentâneo.

“Qualquer ponto de vista é a vista de um ponto.” – Leonardo Boff

A ação de pensar logicamente é um privilégio que nos distingue não só de outras espécies, mas também de nós próprios. Algo que tem tanto de bom como pode ter de mau!

Pensar demais é um acorrentamento das capacidades motoras e mentais face ao mundo real que não se detém de avançar nem espera pela decisão a ser tomada. O bloqueio pode ser de minutos, horas, dias ou até anos. Com apenas uma vida o overthinking é comum demais e demasiado duro para todos os que deste vício são prisioneiros.

Pensar a menos pode levar a catástrofes igualmente grandes. Não agir ou agir erradamente são duas pedras que levamos para a vida como arrependimentos. Viver numa completa rotina e evitar pensar faz com que se percam os pequenos (enormes) detalhes que dão sentido à vida.

“Penso logo existo.” – DescartesO dia de hoje é um apelo à consciencialização do pensamento errático e desformatado.

Aquele pensamento que não surge todos os dias e que nos guia para fora da rotina que é toda e qualquer fase da vida.

O dia de hoje é sobre criar e aproveitar a existência de ideias disruptivas que façam com que HOJE seja um dia memorável e tudo por causa de um pensamento.

Pensar é o que nos une.

Pensar é o que nos separa.

Um pensamento pode ter tanto de inspirador como de perigoso.

Um só pensamento separa o nosso “eu” de ontem do “eu” de hoje e do de amanhã.

“Pensar é o trabalho mais pesado que há, talvez por isso tão poucos se dediquem a essa tarefa.” – Henry Ford

 

Afonso d’Orey Botelho Marques, Explicador de matemáticas e física

No âmbito da educação somos um centro de explicações que se distingue claramente de todos os outros! Pretendemos, não só, formar bons alunos mas também jovens esclarecidos e competentes para tomarem decisões.

Mais do que uma marca associada a um espaço o nome HOW TO é um conceito! Um conceito pedagógico, aliado às tecnologias, que pretende transmitir o valor da aprendizagem e de como ela nos torna pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram did not return a 200.