pilula-hormonal-masculina

pilula-hormonal-masculina

Pílula Hormonal Masculina?

Homens desistem de estudo que testa pílula hormonal masculina porque sentiram alterações de humor. Mulheres de todo o mundo – LOL

Um grupo de investigadores desenvolveu um contraceptivo masculino com uma taxa de sucesso de 96%. Os testes humanos terminaram antecipadamente porque 20 dos homens sentiram mudanças de humor.

Os contraceptivos Hormonais são incríveis. Permitem que as mulheres controlem o planeamento familiar. São inúmeras as razões que os tornam num dos mais importantes avanços médicos do séc. XX, mas sabem que mais? A verdade é que ninguém fala do elefante no meio da sala: os contraceptivos Hormonais provocam alterações hormonais, e isso é uma treta!

Ao longo dos anos as mulheres têm lidado com oscilações de peso, alterações de humor, acne e outros efeitos secundários da pílula. E ainda é um método contraceptivo altamente recomendado, claro que sim! É assumido que as mulheres aguentem a dor e algum desconforto. Está implícito na sua maneira de estar. De viver. Precisam de exemplos? Parto natural. Cólicas menstruais. Ah, e cada efeito secundário lembra-nos que somos as responsáveis por evitar uma gravidez não planeada.

Hoje em dia, a tão esperada pilula hormonal masculina, está em vias de teste. Parece que finalmente teremos um contraceptivo eficaz e que ficará à responsabilidade dos homens…Ou talvez não, porque o estudo teve de ser interrompido quando 20 dos 320 homens não conseguiram lidar com os efeitos secundários.

O estudo divulgado na semana passada revelou que uma injecção contraceptiva masculina poderia ser quase tão eficaz quanto a pilula, apresentando uma taxa de sucesso ed 96%. O estudo recrutou 320 homens com idades compreendidas entre os 18 e 45 anos. “20 homens interromperam o estudo devido aos efeitos secundários: deste 20, 6 alegaram ter mudanças de humor, 6 descontinuaram por verificar uma das seguintes situações acne, dor ou pânico na primeira injeção, palpitações, hipertensão e disfunção eréctil. 8 Homens interromperam por sentir mais de um efeito secundário, incluindo várias queixas de mudanças de humor.

No mês passado, um estudo massivo confirmou que as mulheres que tomam contraceptivos orais continuadamente são mais propensas a depressões. Mulheres que tomaram pilula contraceptiva oral combinada são 23% mais propensas a ser diagnosticadas com depressão; mulheres que tomam pílulas de progestagênio (aka “minipílula”) são 34% mais propensas a ser diagnosticadas com depressão; Na adolescência o risco de depressão aumentou 80%  nas jovens que tomaram a pilula combinada, e o dobro nas que tomaram Minipilula.

No entanto, o controlo da natalidade hormonal é amplamente acessível para as mulheres, e os efeitos como aumento de peso, depressão, mudanças de humor e acne, são considerados o preço a pagar.

Um comunicado de imprensa sobre o estudo revelou: “Segundo o novo estudo, os homens já podem tomar uma injecção para evitar engravidar as suas parceiras. Os especialistas ainda estão a trabalhar de forma a aperfeiçoar a combinação de contraceptivos hormonais de forma a reduzir os efeitos secundários leves e moderados, incluindo a depressão e transtornos de humor. Neste processo, seria bom (óptimo) se os investigadores a par das empresas farmacêuticas abordassem a saúde das mulheres de forma semelhante.

A verdade é que as mulheres têm duas vezes mais probabilidades de sofrer de depressão, e os homens precisam de uma pilula com zero efeitos secundário para que seja colocada no mercado. Será que os investigadores, a indústria farmacêutica e “o raio que os parta” pode começar a pensar, também, na nossa saúde mental?

É curioso que ainda assim sejamos constantemente consideradas o “sexo fraco”. Imaginem que eram os homem que tinham de ter os bebés: possivelmente seria a extinção da raça humana porque só estariam dispostos a engravidar se tivessem a garantia de que não teriam dores, oscilações de peso e todos os outros “brindes” que a gravidez e o parto nos trazem.

Homens desistem de estudo que testa pílula hormonal masculina porque sentiram alterações de humor? LOL

 

Por Maria Guido, publicado originalmente em Scary Mommy,

 

autorizado, traduzido e adaptado para Up To Kids®

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.