Porque o seu filho precisa de si

Porque o seu filho precisa de si?

Porque o seu filho precisa de si

Atualmente, vivemos em um mundo muito agitado, com uma vida muito corrida.

Pais que trabalham fora, filhos que ficam em escolas integrais, crianças que fazem cursos quase todos os dias da semana ou estão o tempo inteiro com a empregada.

Infelizmente, muitos pais acreditam que encher os filhos de presentes, dizer que os ama, ou qualquer outra atitude que sirva apenas como alívio para suas consciências culpadas, seja o  suficiente para que as suas crianças se sintam de facto amadas, importantes e pertencentes ao núcleo familiar.

Infelizmente essa não é a verdade. Não é assim tão simples!

Os pais precisam de perceber que o que os filhos querem e necessitam é de atenção. O famoso “tempo de qualidade” é a real necessidade das crianças desses tempos atuais.

Mas o que seria esse tempo de qualidade? Porque o seu filho precisa de si?

É o tempo no qual você está de facto presente com seu filho, não só de corpo mas também de alma e coração. É parar para dar atenção ao seu filho, brincar à brincadeira favorita dele, assistir a um filme, contar histórias, ajudar nos trabalhos de casa. Enfim, estabelecer uma conexão com seu filho para que ele se sinta amado e essencial na sua vida. Esse sentimento proporcionará à criança a segurança para outros relacionamentos que irá estabelecer na sua vida.

Sendo assim, é muito importante entender a diferença entre “Quantidade” e “Qualidade” de tempo, pois não é preciso ficar o dia inteiro com seu filho. Se não houver conexão, cada um ficar num canto da casa, o vínculo afetivo não será estabelecido. Não é a quantidade de horas que vai determinar a relação que você constrói com o seu filho e o amor que sente por ele, mas sim a qualidade desse tempo. Se se focar em minutos para dar atenção verdadeira e plena, será muito mais significativo para sua criança e isso irá repercutir-se em toda a vida dela.

Programe-se!

Quando chegar do trabalho, ou quando o seu filho chegar da escola, tenha o seu tempo organizado para gerar essa conexão. Com certeza valerá a pena cada minuto, pois essa ligação entre pais e filhos é essencial para o desenvolvimento saudável da criança, física, psíquica e socialmente.

Um dos pressupostos básicos da Disciplina Positiva é ajudar a criança a sentir-se conectada. Sentir que é aceite na sua família, sentir que é capaz de contribuir com as rotinas da casa, sentir que é amada e importante no ambiente familiar.

Com pequenas atitudes estará preparando o seu filho para se tornar um adulto com habilidades sociais e de vida que certamente farão a diferença no seu futuro. E, para além disso: ele terá uma infância da qual jamais se esquecerá!

 

Por Roberta Melo  e Rosiane Reis – Educadora Parental em Disciplina Positiva, KidCoach Familiar e Escolar. (@rosianereis_kidcoach)

 

Palestrante de Desenvolvimento Humano, Terapeuta Holística, Consteladora Familiar e Sistêmica, Coach, Psicanalista em Formação

Cocriadora do Canal do YouTube Conhecer e Despertar, Mestre em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação, Pós-graduada em Psicopedagogia, Graduada em Pedagogia e Letras

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.