Maus tratos na infancia

Prevenção de Maus tratos na infância

Abril  é o mês que debruçamos a atenção sobre a prevenção dos Maus Tratos sobre as crianças e jovens.

No país decorrem inúmeras atividades para sensibilizar a sociedade à necessidade de um olhar atento sobre o bem estar das crianças/jovens.

Pergunto-me se saberemos, realmente, o que são Maus Tratos?

Os Maus tratos vêm conotados de violência física sobre a criança e jovem, deixando camuflado uma série de outras atitudes que os adultos exercem, muitas vezes, sobre os seus próprios filhos.

Quando negamos o colo à criança, quando a proteção em excesso priva o seu desenvolvimento equilibrado, quando sujeitamos a criança a situações de violência doméstica, quando a criança é alvo da batalha entre pais, quando não festejamos o seu aniversário, quando não lhe damos os parabéns pelas pequenas vitórias, quando as humilhamos em público e privado, quando não damos liberdade aos jovens para fazerem as suas escolhas, quando negamos os ouvidos aos nossos filhos e filhas, quando colocamos os nossos interesses pessoais sobre as suas perspectivas de evolução e criação, quando e quando… estamos perante situações de negligência que afetam psicologicamente a evolução das crianças e consequentemente a sociedade.

Muitas crianças e jovens vivem hoje na pobreza, sofrendo as consequências da fome oculta. São inúmeras as que não tomem o pequeno almoço em casa num clima de conforto. As famílias tem dificuldades em assegurar a alimentação e o acompanhamento mínimo necessário.

Por vezes, as estruturas familiares tem alicerces débeis levando a falhas graves no acompanhamento dos mais novos.
Espera-se que a prevenção dos maus tratos aposte, também, no apoio às famílias para que se valorize a infância enquanto base da sociedade.

O ciclo dos maus tratos precisa de ser quebrado através da adoção de medidas eficazes e da desconstrução de mentalidades.

O Laço Azul poderia ser uma onda de maresia sobre o universo infantil trazendo sempre o colo, a disponibilidade e um par de braços abertos.

Por Carla Félix, Carta do leitor, para Up To Kids®
Todos os direitos reservados

1 thought on “Prevenção de Maus tratos na infância

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.