Quarentena. Atividades para fazer com os miúdos em casa

Quarentena. Atividades para fazer com os miúdos em casa

Quarentena. Atividades para fazer com os miúdos em casa

Com o fecho oficial das escolas em todo o país, é hora de parar e ficarmos resguardados em casa com os nossos filhos. Por nós, por eles, pelos nossos pais, pelo nosso bairro, a nossa cidade, o nosso país, pelo mundo inteiro.

Como já todos percebemos, quarentena não é sinónimo de férias. A quarentena significa ficar em casa e minimizar ao máximo o risco de contágio por Covid 19.

Assim, e antes que as famílias entrem em desespero, deixamos 20 atividades divertidas para fazer com os miúdos em casa durante a quarentena.

Aproveitem este tempo para estar realmente em família.

1. Fazer um Slime Fluffy

  1. Num recipiente junte uma quantidade média de cola branca e mexa bem;
  2. Acrescente uma boa quantidade de espuma de barbear;
  3. Adicione o corante com a cor desejada e misture;
  4. Junte um pouco de borax e continue a misturar;
  5. O slime está no ponto quando não aderir mais ao recipiente;
  6. Se necessário, acrescente mais um pouco de espuma de barbear.

 

2. Mealheiros com latas

Se há coisa que não deve faltar nas casas nesta altura são latas. Para esta actividade dava jeito que fossem as que têm tampas, como as do chocolate para o leite.  Basta medir o diâmetro da lata com uma fita métrica de costura, e a altura da mesma. Depois recorta um papel ou cartolina de cor com as medidas  altura x diâmetro.

Se não tiver cartolina ou papel colorido pode usar papel de embrulho, papel de revista ou jornal, ou pintar os seus próprios desenhos. Faz um corte na tampa com uma faca, e fica a ranhura das moedas feitas.

No fim poderá decorar com purpurinas, olhos divertidos, autocolantes, o que quiser.

3. Fazer um bolo, crepes ou panquecas (Receita deliciosa aqui)  com a ajuda dos miúdos

Todas as crianças adoram dar uma mão na cozinha. Façam umas panquecas para o vosso lanche em conjunto, ou um bolo para a sobremesa do jantar. bolochocolate

4. Aproveitem para preparar uma surpresa para o dia do Pai.

Este ano o dia do pai será diferente. Não há saídas em família, não há visitas aos avós (que são os nossos pais.) não há almoços fora, não há nada. Mas o dia do pai não pode deixar de ser assinalado . E neste caso, tempo para preparar uma surpresa não nos falta. A sugestão é criar um frasco de memórias felizes! Tuturial e kit para impressão completo aqui.

 

MATERIAL

  • Frasco de Vidro
  • Tesoura
  • Cola ou fitacola dupla
  • papelinhos com memórias felizes
  • impressora

5. Fazer um Jarro da Calma

É uma atividade ótima para fazer ao fim da tarde. Se já tem pouco tempo para fazer qualquer coisa com os miúdos, o Jarro da calma faz-se com alguma rapidez e facilidade, e ainda tem o poder de deixar os miúdos tranquilos a seguir! Veja aqui como fazer

6. Fazer um hidrovaso de reciclagem para plantar em casa as suas plantas aromáticas

Para esta actividade já tem de ter em casa sementes ou alguma planta aromática para transplantar para o seu hidrovaso. Caso contrário pode sempre plantar feijão, porque é fácil de pegar. Podemos começar por fazer nos copos com algodão embebido em água e depois mudar para o hidrovaso. E como é que se faz um hidrovaso com materiais que temos em casa num minuto? Siga o tutorial aqui.

MATERIAL

  • Garrafão de água de plástico
  • Tesoura
  • X-acto
  • Substracto e terra.

7. Fazer plasticina caseira.

Esta é uma atividade que os miúdos adoram porque tem duas fases: a de fazer, e a de brincar. Veja aqui uma receita para fazer a sua plasticina.

8. Criar aquele álbum digital de fotografias dos seus filhos 

Nós adoramos ver as fotografias os nossos filhos… e eles também gostam de ser ver! É um excelente programa para fazer em família! Enquanto seleciona as fotografias para fazer aquele álbum que anda a adiar há anos,  aproveite para lhes contar as histórias correspondentes às fotos. Eles vão amar!

Assim organiza finalmente as fotos e fazem um programa todos juntos.
ver-videos-bebes

9. Sessão fotográfica

As sessões fotográficas mesmo em casa são um ótimo entretém para toda a família. Liguem várias luzes para que as fotografias fiquem mais coloridas, coloquem acessórios diversos, como óculos de piscina, cachecóis, gorros, máscaras de heróis ou princesas, balões de fala feitos em folhas de papel ou quadros de ardósia.
O resultado é divertido e eles nunca se esquecerão dessa tarde.

10. Sessão de jogos de tabuleiro

Esta é aquela dica básica mas que tantas vezes nos esquecemos: tire os jogos do baú e façam uma sessão de jogos de tabuleiro!

jogos-de-tabuleiro

11. Reciclar e reutilizar frascos divertidos

Nada como esta actividade 2 em 1: reutilizamos frascos que já não precisamos, e através da arte criamos um frasco útil e divertido. Saiba tudo aqui. Tutorial passo a passo.

12. Construir com caixas de cartão

Se tiver caixas grandes em casa, aproveite para fazer casas, castelos, carros, cozinhas, etc. Tudo o que a imaginação e a quantidade de cartão permitir.

cozinha
Cozinha de Cartão

 

13. Fazer um vídeo dos seus filhos a falarem para o seu “eu” do futuro.

As crianças gostam de fazer filmes e de ser filmadas. Proponha-lhes falar para si próprios, para verem quando forem crescidos. Os pais podem ajudar com dicas como: “Onde vais estar quando tiveres 30 anos? ” “O que vais fazer?”

14. Teatro de fantoches feitos com meias.

Sabe aquele feltro ou folha Eva que tem lá por casa? Escolha umas folhas coloridas e divertidas. Precisa de agulha, linha, tesoura e outras coisas que possa utilizar, como stickers para decorar, purpurinas para colar, cola glitter, restos de lãs, etc.
Aqui o tema são legumes divertidos, mas podem fazer-se frutos, mínimos, figuras geométricas, etc. Fantoches criados, faz-se um teatrinho!

15.Fazer uma tenda e acampar na sala

Qual é a criança que não gosta de montar barracas entre sofás e fingir que acampa? Se estiver a precisar de entreter os miúdos enquanto realiza outras tarefas quaisquer em casa, ajude-os a montar uma “tenda”, ponha-lhes umas almofadas no chão, e deixe-os acampar com uns pratos de cereais para petiscar. Verá que a criatividade os levará a muito tempo de brincadeira.

Quarentena. Atividades para fazer com os miúdos em casa

16.Construir uma cidade no chão

Não é uma cidade profissional e cheia de pormenores como aquelas que vemos no Pinterest. É algo simples e divertido, e que dará noções de organização espacial aos miúdos. Poderá usar fita-cola colorida para marcar caminhos no chão, e cada um vai construindo casas, ruas, estacionamentos, arrumando os seus carros e bonecos para montar a cidade! Depois são horas de brincadeira… Vá pelo menos uma hora!

Quarentena. Atividades para fazer com os miúdos em casa

17. Jogar à Mimica

Um ótimo exercício para gastar energia aos miúdos e poupar os pais. As crianças gastam imensos recursos físicos a explicar qualquer coisa por gestos. Uma atividade divertida que reune a família, e não requer materiais nenhuns!
Como jogar:
Fazem-se duas equipas sendo que os adultos têm de estar distribuídos. Escolhem um tema, por exemplo animais. A primeira equipa diz a um elemento a 2ª (em segredo) qual o animal que deve representar. O elemento da segunda equipa tem de fazer mimica até os restantes elementos adivinharem. Podem também usar uma ampulheta para limitar o tempo de jogo de cada pessoa.
Se a família é constituída por 2 ou 3 elementos, podem Imprimir desenhos de animais da internet, desenhar cartões com animais, recortar das revistas, etc. Juntam num monte, um elemento tira ao calhas para que o outro descubra. Aqui não há equipas vencedoras, mas o divertimentos é o mesmo!
Quarentena. Atividades para fazer com os miúdos em casa

18.Batalha de Sumo com almofadas

Especialmente para quem tem filhos rapazes que gostam de lutas, estas batalhas são o máximo! Vistam-lhes uma t-shirt do pai ou da mãe, e equipem-nos bem com almofadas nas costas e na barriga. Cá em casa fomos um bocadinho mais longe, e nas calcas de pijama enfiamos almofadas chouriço em cada perna! Nenhum dos miúdos conseguia dar um passo sem se desequilibrar! Começa a batalha, e o primeiro a ir ao chão perde! No fim, normalmente quando se desmonta o equipamento ainda há tempo para uma simples luta de almofadas!Quarentena. Atividades para fazer com os miúdos em casa

19. Arte com cola, tintas e corante

Um tubo de cola, purpurinas e corante é o que basta para os pequenos soltarem a imaginação.

Abra a cola, despeje o conteúdo num recipiente e,  adicione gotas de corantes coloridos. A brincadeira é misturar e ver as formas que aparecem. Misture as purpurinas no fim.

Depois tire fotos com  dessas obras de arte!

Quarentena. Atividades para fazer com os miúdos em casa

 

20. Fazer um jogo de golf caseiro

Pegue numa caixa e faça quatro ou cinco aberturas de tamanhos ligeiramente diferentes na parte mais longa. Serão os buracos onde devemos inserir as bolas. Vai precisar de um taco e bolas de golfe. Não havendo poderão usar uma vassoura, uma raquete, ou até mesmo os pés. Podem usar bolas de golf, de ping-pong ou bolas saltitonas. Atribui-se pontuações a cada buraco e toca de ver quem consegue maior pontuação em 10 tacadas.


Quarentena. Atividades para fazer com os miúdos em casa

Espero que tenham gostado das nossas sugestões! Deixem ideias nos comentários sobre as atividades para fazer em casa na quarentena

1 thought on “Quarentena. Atividades para fazer com os miúdos em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.