ser pai

Ser pai | Carta do leitor

Ser pai inicia-se na concepção, contudo vai muito além da junção de dois cromossomas.

Acredito que nem todos os homens estejam preparados para ser pais e que os modelos tradicionais ainda continuam a fazer história.
Enquanto mães descuramos o nosso papel na educação dos futuros pais. Educam-se meninas para serem mães, oferecendo bonecas e uma série de utensílios úteis no auxílio das tarefas e aos meninos oferecemos carros e bolas.
Entregamos aos meninos, aos futuros pais, a informação de que deverão ajudar as futuras mães. Esquecemo-nos que é uma ato a dois, de entrega e partilha.
Carregamos no ventre e durante uma vida um peso que não é apenas nosso.
Criamos “pães” em vez de mães conscientes dos seus limites.
A sociedade atual e a evolução do conceito de parentalidade, requer uma presença efetiva do pai enquanto elemento ativo na educação dos filhos/filhas e não apenas um mero espectador.
Escrevo, aos meus filhos homens, quem sabe um dia futuros pais biológicos ou afetivos, para que façam evoluir a sociedade, tomando atitudes de partilha, responsabilidade, entrega, confiança e igualdade ao assumirem os seus compromissos parentais…
Transmitindo, mais tarde, também aos seus filhos, o verdadeiro conceito de Ser pai.
Carta da leitora Carla Felix, sobre o dia do pai.

1 thought on “Ser pai | Carta do leitor
  1. Muito bom este artigo. A preparação para ser PAI. Amar desde a decisão de ser Pai e depois ao longo da caminhada familiar.
    Amar é dar-se com amor e construir-se com rigor. Fazer um filho é fácil. Educar com amor é a parte mais difícil.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.