férias de verão

Mantra para as férias de Verão

Mantra para as férias de Verão

“Passaste onze meses à espera destes dias. São teus, são vossos. Vive-os com a maior plenitude possível. Sê feliz.”

Respira

Os dias em que nos dedicamos aos miúdos e, principalmente, aos miúdos passam num tirinho e queremos tanto que as coisas corram bem que bastava termos parado para respirar para que não corressem mal.

Descomplica

Não faças mil planos que, humanamente, são impossíveis de concretizar. Preocupa-te com o básico: a comida dos miúdos, a sesta, as horas de exposição solar, mas não te martirizes por uma vez na semana terem saltado a sopa do almoço ou não terem dormido a sesta. Simples é muitas vezes mais eficaz.

Desfruta

O cansaço vai fazer-te querer tirar férias das férias, os miúdos vão ter dias terríveis, vai haver uma ou outra situação em que o tempo não ajuda. Faz parte. Não te esqueças que também faz parte estares presente, aproveitares aqueles momentos que não voltam mais. Ri muito, dorme o possível, descobre novos caminhos, novas músicas, novas formas de mergulhar. Ouve os teus filhos e deixa-te entreter por eles. Sabes aquela percentagem de seriedade que carregas às costas e que te faz ser um bocadinho rígida quando podias não ser? Deixa-a em casa. Vais agradecer-me e a ti, depois.

Aceita

Aceita que as férias perfeitas não existem, porque isso da perfeição é incompatível com estar vivo. Vais ter de mudar de planos, vais ficar exasperada, vais ter de ter criatividade exacerbada para entreter os miúdos, vais deixar o teu livro de lado para lhes fazer companhia. Aceita, este é o tempo de seres deles, de eles serem mais teus do que os dias de escola permitem. Que os horários sejam elásticos (e a nossa paciência também :)).

Vive

Passaste onze meses à espera destes dias. São teus, são vossos. Vive-os com a maior plenitude possível. Sê feliz. Descansa (não é impossível, garanto, talvez tenhas de descobrir outras formas de descansar, mas como mãe de certeza que já dominas umas quantas). Ri muito. Tira fotografias mas não percas os momentos por estares mais interessada em captá-los do que a vivê-los.

Boas férias.

E que a força esteja connosco.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.