
Os benefícios da música nos bebés e crianças
Os benefícios da música nos bebés e crianças
1. Sistema vestibular
Dançar, balançar ao som e ritmo musical favorecem o sistema vestibular da criança, ou seja, é o sistema responsável por auxiliar o cérebro a entender a gravidade, a adquirir equilíbrio e a desenvolver a consciência espacial.
2. Ritmos e repetições
O “steady beat” ajuda a criança a adquirir capacidade de caminhar sem esforço, falar expressivamente, ler com fluidez e regular movimentos repetidos.
3. Motricidade fina
A utilização de instrumentos musicais promove o desenvolvimento das competências psicomotoras finas, ou seja, o movimento de segurar utilizando os dedos polegar e indicador vão permitir uma futura utilização correta do lápis, da caneta, da tesoura…
4. Comunicação
Jogos de vocalização colocam os bebés em contacto com sons da língua utilizada e ensinam-lhes a estrutura da comunicação verbal.
5. Escuta activa
A música desenvolve habilidades de escuta discriminatória dos bebés, através da audição de sons de vários instrumentos e de vozes que cantam. A capacidade de detetar e distinguir sons, colocam os bebés no caminho de receção e aperfeiçoamento da linguagem.
6. Consciência espacial e visual
Dançar e movimentar-se com música proporciona ao bebé e à criança adquirir consciência espacial, coordenação óculo-manual e coordenação visual, que é um processo fundamental para a escrita e leitura.
7. Sociabilização
Participar em atividades musicais em grupo favorece o desenvolvimento social e emocional da criança, pois quando cantamos, batemos palmas, saltamos ou dançamos com os bebés em grupo, proporcionamos experiências facilitadoras do vínculo socio-emocional.
8. Relaxe e autocontrolo
Ouvir música suave ajuda a criança a relaxar.
9. Compreensão
Incorporar a palavra com o movimento aumenta a compreensão da criança, sobre o conceito introduzido, mesmo antes que o bebé possa falar.
10. Desenvolvimento precoce da memória e concentração
Os benefícios da música são tão grandiosos, como permitirem que o cérebro da criança processe e retenha mais facilmente a informação, saiba regular o comportamento e fazer as suas escolhas, saiba resolver problemas, planear e adaptar- se às novas exigências intelectuais.
imagem capa@kindermusik