Os benefícios da música nos bebés e crianças

Os benefícios da música nos bebés e crianças

Os benefícios da música nos bebés e crianças

1. Sistema vestibular

Dançar, balançar ao som e ritmo musical favorecem o sistema vestibular da criança, ou seja, é o sistema responsável por auxiliar o cérebro a entender a gravidade, a adquirir equilíbrio e a desenvolver a consciência espacial.

2. Ritmos e repetições

O “steady beat” ajuda a criança a adquirir capacidade de caminhar sem esforço, falar expressivamente, ler com fluidez e regular movimentos repetidos.

3. Motricidade fina

A utilização de instrumentos musicais promove o desenvolvimento das competências psicomotoras finas, ou seja, o movimento de segurar utilizando os dedos polegar e indicador vão permitir uma futura utilização correta do lápis, da caneta, da tesoura…

4. Comunicação

Jogos de vocalização colocam os bebés em contacto com sons da língua utilizada e ensinam-lhes a estrutura da comunicação verbal.

5. Escuta activa

A música desenvolve habilidades de escuta discriminatória dos bebés, através da audição de sons de vários instrumentos e de vozes que cantam. A capacidade de detetar e distinguir sons, colocam os bebés no caminho de receção e aperfeiçoamento da linguagem.

6. Consciência espacial e visual

Dançar e movimentar-se com música proporciona ao bebé e à criança adquirir consciência espacial, coordenação óculo-manual e coordenação visual, que é um processo fundamental para a escrita e leitura.

7. Sociabilização

Participar em atividades musicais em grupo favorece o desenvolvimento social e emocional da criança, pois quando cantamos, batemos palmas, saltamos ou dançamos com os bebés em grupo, proporcionamos experiências facilitadoras do vínculo socio-emocional.

8. Relaxe e autocontrolo

Ouvir música suave ajuda a criança a relaxar.

9. Compreensão

Incorporar a palavra com o movimento aumenta a compreensão da criança, sobre o conceito introduzido, mesmo antes que o bebé possa falar.

10. Desenvolvimento precoce da memória e concentração

Os benefícios da música são tão grandiosos, como permitirem que o cérebro da criança processe e retenha mais facilmente a informação, saiba regular o comportamento e fazer as suas escolhas, saiba resolver problemas, planear e adaptar- se às novas exigências intelectuais.

 

 

imagem capa@kindermusik

Gostou deste artigo? Deixe a sua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.