
P de palmada
Sempre tive pouca opinião no que diz respeito à palmada.
Acredito que todos nós uma vez na vida daremos uma.
Acredito também que é como os presentes. Custa muito mais a quem dá, e depois de oferecida não há como retirar.
A palmada é por si só o descontrolo de quem deu. Porque não conseguiu gerir a zanga que sentia. Muito mais do que o pouco controlo de quem a recebeu afinal “Estava mesmo, mesmo a pedi-las.”
Muitas vezes serve para sossegar o coração de quem a dá – apenas num primeiro momento – e sentir que resolveu o problema ou a insubordinação; no fundo, fez algo a respeito.
Fugir à palmada pode ser visto como uma “moda” das novas formas e modelos de parentalidade. Afinal de contas, também todos nós já levamos uma na vida. “E nem nos fez mal nenhum!…”
“Estava mesmo a pedi-las”
Mas será que se nos zangarmos com o marido, porque ele foi mesmo mesmo inconsequente e “estava mesmo a pedi-las” sai palmada? Porque razão deve ser diferente com as crianças?
Porque nos compete educá-las?
E “a palmada no momento certo” não faz mal a ninguém?
Mmmm…Creio que a palavra certa no momento certo também não fará mal a ninguém.
Enquanto mãe preocupa-me mais que a palmada mostre à minha filha que é desta forma que se resolvem os problemas. Porque educamos muito mais com o que mostramos do que com o que dizemos ou repetimos.
Acredito que talvez um dia também eu dê uma palmada por não conseguir gerir a zanga que sinto. No entanto, como acredito que a palavra certa no momento certo funciona tanto como a palmada que terei dado, pedirei desculpa à minha filha e certifico-me de que entende que não é essa a forma de resolver os conflitos.
Por isso em relação à palmada, a minha resposta será sempre um “Nim”. Porque podemos fazer diferente, explorar outros caminhos. É difícil. Mas o que é a parentalidade se não um desafio constante?
Porque depois de dada, a palmada, irá doer para sempre muito mais no coração de quem a deu!
image@plomimg.pw
Certificada em Parentalidade e Educação Positivas e em Inteligência Emocional e Social. Com formação avançada em aconselhamento parental. Apoia crianças e famílias no reconhecimento das suas emoções e na construção de relações mais positivas e saudáveis.
É verdade, a palmada sai de um descontrolo de quem a dá, não podemos esquecer que a criança e sempre um pequeno aprendiz num mundo imenso, e que tudo o que vivenciar sejam atitude a positivas ou atitudes negativas, no futuro irá fazer parte da sua personalidade. Por isso que está atitude da palmada é sempre um ciclo digamos que vicioso ; ahh mas a minha mãe apanhou a palmada e eu apanhei a palmada, agora também não vai fazer lhe mal! Não é bem assim, o mal não e apenas físico , também mental, as crianças tal como nós, não se magoam apenas fisicamente, também existe a dor mental o trauma psicológico, vamos a pensar bem o fazer q criança ver com explicação adequada é bem simples e gera um laço enorme de complicidade entre pais,e ir sempre com calma e i segredo está na nossa paciência que dela brotam coisas incríveis. Abraços a todos as mamas e papas!
Obrigada Aninhas! Abraço e força (não na palmada, mas sim na paciência) ehehe