Para Os Pais De Crianças Com Necessidades Educativas Especiais
Queridos pais,
Sei que os primeiros tempos foram confusos. Inicialmente as primeiras preocupações, depois a procura de respostas que muitas vezes não chegavam, entre reuniões na escola, consultas, conselhos de amigos e opiniões de familiares.
Também sei que já passaram muitas noites em branco, vários momentos de angústia e dias a pensar e repensar no melhor caminho. Algumas vezes decidiram sem estarem de acordo e até assumiram responsabilidades sem grandes certezas.
Sei que estão cansados, mas sei que vale a pena todo o vosso esforço e sei também que fariam tudo outra vez se fosse necessário.
Sei que já viveram momentos de raiva
Que já sentiram culpa, que já se questionaram enquanto pais e que já desejaram ter feito as coisas de outra maneira, pondo tudo em causa.
Sei que já sentiram a incompreensão, a injustiça e a falta de apoio na escola, na família, nos amigos e até em vocês próprios. Lá fora ainda se anseia por uma vida colada à norma, sem diferenças e sem surpresas, esperando-se a perfeição num mundo cheio de imperfeições.
Mas sei também que lutam todos os dias pelo vosso filho.
Que conseguem mover montanhas e que não baixam os braços, mesmo quando se sentem sozinhos.
Sei que caminham desde o primeiro dia com a mesma força, aproveitando todo o amor que têm para ajudar o vosso filho a crescer feliz.
Está a resultar queridos pais.
Embora nem sempre pareça, estamos a aceitar-nos melhor e a respeitar mais as nossas diferenças. Estamos mais atentos e mais inclusivos. Estamos mais informados e dotados de mais e melhores ferramentas para nos ajudarmos uns aos outros.
A vossa luta está a dar frutos. Por causa de vocês, haverão novos pais e novos filhos com mais respostas, melhores ajudas e mais informação.
Obrigada por não desistirem. O vosso filho agradece-vos mas o nosso mundo também.
Somos pelo brincar e pelo experimentar para aprender.
Somos pela imaginação e pelo sonho.