Uma das queixas e preocupações mais frequentes dos pais, prende-se com a regurgitação do leite no bebé, que se chama vulgarmente de “bolsar”.
Mas afinal, o que significa exactamente bolsar? O que acontece na realidade quando a criança bolsa? E será que é prejudicial para o bebé? Porque Bolsam afinal os bebés?
Um fenómeno muito frequente nos bebés saudáveis, que acontece muitas vezes ao longo do dia, prende-se com o refluxo gastro-esofágico, ou seja, a passagem de conteúdo do estômago (no caso dos bebés, o leite) para o esófago. Este fenómeno é muito frequente e normal nos bebés porque o seu estômago ainda é muito imaturo e não tem capacidade de manter o conteúdo sem que exista refluxo, para além de ser uma cavidade ainda pequena e que enche com facilidade durante a mamada.
Quando o refluxo chega até à boca do bebe, e ele deita o leite para fora, chama-se de regurgitação, ou o tão conhecido “bolsar”.
É perfeitamente normal, e não é prejudicial para a criança.
Existem obviamente bebés que bolsam mais e outros que bolsam menos, mas, nao existindo sinais de alarme, não tem qualquer problema. E é normal parecer que existe um agravamento desta situação nos primeiros 3 a 4 meses de vida do bebé (porque nesta altura o bebé tem maior capacidade de sucção), sendo que, habitualmente, desaparece entre os 12 e os 14 meses de vida.
Existem no entanto alguns sinais de alarme a que os pais deve estar atentos:
– Episódios de vómitos. Atenção que o bolsar é diferente do vomitar. O bolsar não implica qualquer esforço da criança, enquanto o vomitar é um acto voluntário, que implica esforço da criança e contracção dos músculos da barriga. Quando existe um episódio de vómito, habitualmente o conteúdo sai em maior quantidade e em jacto, no entanto as coisas podem não ser assim tão lineares e pode ser bastante difícil para os pais tentar distinguir entre o bolsar e o vomitar;
– Recusa alimentar persistente;
– Má evolução do peso da criança (que será de valorizar principalmente se existir perda de peso no bebé sem razão aparente);
– Criança com diminuição do estado geral, prostrada, constantemente irritável ou com choro inconsolável;
– Perda de sangue pela boca ou pelo ânus;
Sempre que os pais identifiquem sinais de alarme, será mais prudente consultar o médico. No entanto, como referido, a grande maioria das situações em que o bebé bolsa, mesmo que seja em grande quantidade, é perfeitamente benigna e normal.
Por isso pais, não se preocupem excessivamente com o bolsar dos vossos bebés. E como já lá diz o velho ditado:
“Criança bolsada, ao ano está criada!”
10 comentários
A bebé está a suplemento, agora bolsa e engasga se com a saliva, que poderei fazer para evitar?
Há leites próprios anti regurgitação. Caso lhe dê suplemento é uma boa opção. Poderá coloca-la a mamar numa posição mais sentada para que não engula tanto ar. Boa sorte.
Olá, tenho uma bebê de 10 dias e ela raramente bolsa, é normal?
Não faz mal. Desde que fique bem disposta, é ótimo não bolsar!
Tenho uma bebé de 3 meses e ultimamente tem “bolsado” em grandes quantidades em todas as mamadas e vai bolsando também durante 1h tento mante la na vertical pelo menos durante 30min, mas ainda assim ela bolsa bastante.
A bebé toma suplemento ou é amamentada?
O meu bebê tem 1 mês e as vezes bolsa mesmo arrotando e estando na vertical 20m. Deito o bebê de costas mas tenho medo que bolse ao dormir… se acontecer a posição de costas é segura ?
De barriga para cima é a posição recomendada pelos pediatras. Um bebé saudável não se engasga a bolsar a dormir.
A minha bebê tem 3 meses e quando come ao beber o leite vai sempre deitando fora sera que é normal, sou mãe pela primeira vez e gostava de saber
Tente colocar a menina numa posição mais sentada para que não engula tanto ar ao beber o leite. Por vezes os bebés engolem muito ar e ao sair, bolsam.