
Porque não dorme o meu filho?
Porque não dorme o meu filho?
O sono, ou a falta dele, é uma das grandes preocupações dos pais.
As crianças dormem pouco. Acordam muitas vezes durante a noite. Não querem ir para a cama. Não adormecem sozinhas. Acordam a família toda a altas horas da madrugada, e poderíamos continuar a escrever um rol de queixas que os pais vão fazendo.
Dormir é uma necessidade básica, quer para os filhos como para os pais. Para todas as queixas existem um sem número de técnicas, estratégias e métodos que prometem ser aquela solução que todos procuram. Mas a verdade é que não existe nenhuma que seja eficaz para todas as pessoas, assim, cabe aos pais a difícil tarefa de escolher.
Para começar facilita todo o processo se os pais aceitarem a situação tal como ela é. Isto é, não vale a pena lutar contra o que está a acontecer. Aceite que o seu filho não dorme a noite toda, que chora, que precisa de vocês.
Em seguida procurem a razão pela qual isso está a acontecer.
Lembram-se quando o vosso filho tinha 2 meses e começava a chorar? O que faziam? Tentavam procurar a razão e iam excluindo por tentativa e erro o motivo. Porque não experimentar novamente?
Porque não dorme o meu filho?
Será que tem fome, está frio ou calor? Precisa, por exemplo, de afeto? Será que passamos pouco tempo juntos durante o dia? Tem medo de estar sozinho no escuro? Estas são apenas algumas questões, podem continuar à procura de outros motivos.
Depois de encontrar a razão passem então à última fase, encontrem uma estratégia para ajudar o vosso filho a dormir melhor!
Para ajudar a refletir aqui vai um exemplo prático da minha experiência pessoal. O meu filho acordava muitas vezes durante a noite. Primeiro decidi aceitar a situação e parar de lutar contra ela. Com calma observei o seu comportamento durante as noites e os dias, foi aparecendo um padrão, sempre que ganhava novas competências e capacidades as noites pioravam.
Relembrei algumas questões acerca do desenvolvimento, quando uma criança ganha novas capacidades por um lado acorda pode acordar várias vezes durante a noite para as experimentar, por outro os ganhos de autonomia trazem o medo e ansiedade pelo que precisa de mais conforto. Quanto à última fase não restava muito a fazer, aceitei o que estava a acontecer, compreender o desenvolvimento infantil ajudou a normalizar o comportamento, e quando ele acordava dava o conforto que ele precisava para ultrapassar os medos e receios.
Assim cada família deve encontrar as respostas necessárias para resolver e ultrapassar a situação.
E que tenham noites calmas!
imagem@shutterstock
Desde dezembro de 2013 embarquei na viagem da parentalidade e todos os dias descubro algo novo com o meu filho! Procuro viver de uma forma consciente, praticando a atenção plena e mantendo uma atitude mindfulness, educando nas e pelas emoções.
1 thought on “Porque não dorme o meu filho?”