Desenvolver a prática da gratidão desde a infância
Sentir gratidão pela vida que temos e pelas situações que vivemos é um padrão mental.
Este, pode ser desenvolvido desde a infância e proporciona imensos benefícios na qualidade de vida. Estudos confirmam que as pessoas gratas apresentam níveis mais elevados de felicidade e otimismo, são mais positivas, têm mais energia e até dormem melhor.
O bem-estar emocional parece estar diretamente relacionado com a quantidade de gratidão que constantemente presenciamos e nos permitimos sentir. Pessoas infelizes costumam defender sua negatividade. Dizem coisas do tipo “Eu não estou a ser negativo, estou apenas a ser realista”. No entanto essas pessoas decidiram focar-se apenas nas coisas menos boas que lhe aconteceram. Assim, estão constantemente a promover o seu estado negativo e consequentemente um sentimento de mau estar geral que condiciona também a forma como se observa e ao ambiente que o rodeia.
À medida que as crianças crescem e se desenvolvem vão vivenciado situações e desafios que as vão fazer tomar consciência de si mesmas e do seu exterior. Vão criando a sua autoimagem (autoestima; autoconfiança, etc.). Nesse sentido é necessário estarem providas de ferramentas que lhes sirvam de proteção ao seu “Eu”. Só assim, conseguirão desenvolver a sua inteligência emocional de forma a conseguir lidar com os momentos bons e menos bons do seu dia a dia. Isto irá contribuir para que sejam crianças mais felizes e jovens de sucesso.
Como podemos ajudar as crianças nesse sentido?
Ajudando-as a criar bons hábitos mentais e um deles é a prática da gratidão, dessa forma ele conseguirá colocar em perspetiva e relativizar quando algo menos positivo lhe acontece.
Por exemplo, quando um colega na escola não tiver um comportamento adequado, ela vai direcionar os seus pensamentos para:
- continuo a ter uma família que gosta de mim;
- adoro o meu cão ou gato; o almoço foi fantástico; etc.
A criança aprende a focar-se no que tem de positivo e a desvalorizar o que acontece negativo.
Este processo de mentalização positiva necessita de treino.
É importante criar o hábito e ajudar as crianças a criar esta prática da gratidão diariamente. O objetivo é focarem-se pelo menos em 3 coisas boas. Assim irão conseguir fortalecer o músculo mental desde cedo e promover uma maior capacidade de resiliência, uma autoestima positiva e uma maior capacidade de tolerância à frustração. Isto irá contribuir para um melhor desenvolvimento emocional, psicológico e social.
Para dar início à criação deste exercício mental os adultos devem falar regularmente com a criança sobre as coisas boas que aconteceram durante o dia, podem perguntar:
“Qual foi a melhor parte do dia hoje?”
Por outro lado os adultos são o exemplo.
Devem demonstrar que estão gratos. Podem começar por verbalizar que estão gratos pelo facto de a terem (a criança) na sua vida e dizer o quanto a amam. Quando a criança tem noção do que a torna tão especial e única, vai fomentando a sua autoestima e a autoconfiança. Se apenas apontarmos os erros e os comportamentos desajustados, então ela vai assumir que essas são as suas principais características e vai sentir-se mal consigo própria.
Adepta da formação contínua, pois só assim me sinto actualizada e com mais competências profissionais, efectuei uma especialização na área da PlayTherapy (Terapia do Brincar), com a qual me identifiquei desde o primeiro dia e que muito me tem ajudado na prática clinica com crianças.
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