Quatro passos para vencer o medo e torná-lo amigo

Quatro passos para vencer o medo e torná-lo amigo

Quatro passos para vencer o medo e torná-lo amigo

Tens medo? Tens medo de quê?

Sabes… Existem dois tipos de medos: os medos amigos e os medos mentirosos.

Queres saber a diferença entre eles?

Os medos amigos protegem-nos de situações perigosas, em que algo mau pode acontecer, por exemplo: atravessar a estrada sem olhar para os dois lados, colocar o pé em areias movediças, nadar no mar bravo… Já os medos mentirosos só te querem fazer acreditar que coisas más podem acontecer quando, na verdade, não há motivo para te preocupares.

Normalmente, o medo é como uma vozinha que surge na tua cabeça e que te faz acreditar que uma situação é perigosa e que algo de mau pode acontecer. Mas isto não tem de ser sempre verdade. Queres descobrir como?

Vamos pensar num exemplo… Muitos meninos têm medo do escuro.

E tu? Também tens medo? Vou contar-te como eles vencem o medo… Eles ouvem o medo na cabeça deles, a dizer-lhes que o escuro é perigoso. Mas de todas as vezes que apagaram a luz antes de ir dormir, perceberam que nada de mal aconteceu. É aí que eles começam a perceber que o medo lhes anda a contar mentiras e que o escuro não lhes faz mal. Então chamam mentiroso ao medo e vão dormir, depois de apagarem a luz.

Vamos então perceber quais são os passos para vencer o medo e torná-lo amigo:

1º: Ouve o que o medo te diz;

2º: Lembra-te de uma situação em que tens medo e pensa quantas vezes algo de mau aconteceu;

3º: Se nada de mal tiver acontecido antes, chama mentiroso ao medo;

4º: Vive a tua vida e segue em frente mais forte do que antes, por teres tido a coragem para lidar com aquela situação difícil.

Ainda tens medo de alguma coisa?

Pensa nisso e nos passos para vencer o medo… Partilha com a mãe ou com o pai o teu plano para venceres o medo mentiroso e seres ainda mais forte!

Afinal tu e o medo ainda podem ser amigos… Principalmente se o medo falar a verdade! Caso contrário, vence-o para seguires com a tua vida e seres feliz!

Por Natacha Moreira – Psicóloga

O Centro Catarina Lucas nasce na sequência do trabalho desenvolvido pela psicóloga Catarina Lucas ao longo dos anos, na área da psicologia e desenvolvimento.

Conta com uma equipa multidisciplinar de cerca de 30 profissionais especializados em diversas áreas da psicologia e do desenvolvimento humano, prestando serviços nas áreas da psicologia para adultos, infantil e juvenil, aconselhamento parental, terapia de casal, terapia familiar, sexologia clínica, neuropsicologia, hipnose clínica, orientação vocacional, psiquiatria, terapia ocupacional, terapia da fala, nutrição, naturopatia, osteopatia, entre outros.

Concorda com este artigo? Deixe a sua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.