Jogos que contribuem para o raciocínio lógico-matemático

Jogos que contribuem para o raciocínio lógico-matemático

Raciocínio lógico-matemático – Jogos didáticos para desenvolver estas competências

Nas semanas anteriores publicamos Jogos que contribuem para a leitura e para a escrita e Jogos que contribuem para as competências cognitivas memória e atenção. Agora, e aproveitando esta época em que passamos mais tempo com os nossos filhos, partilhamos 6 Jogos que contribuem para o raciocínio lógico-matemático.

Pré-requisitos – Desenvolver as aptidões mais elementar que compõem o raciocínio lógico-matemático

1.Conta comigo

  • Troque a bola com o seu filho, e a pessoa que atira a bola deve ir dizendo os números de 2 em 2, 3 em 3, 4 em 4, etc. (1º só repete o que o adulto diz, depois alternam, por fim só diz a criança e o adulto repete).
  • Numa fase posterior, façam o mesmo mas por ordem decrescente (também poderão fazer de 1 em 1), de 10 em 10 por ordem crescente e decrescente, alternando também o número pelo qual se inicia a contagem

Exemplo

1,11,21,31,…; 7, 17, 27,…; 98, 88, 78,…

  • Faça o mesmo tipo de exercícios mas subindo os degraus das escadas, procurando ganhar, chegando mais rápido, ou seja, demorando menor tempo na contagem que o seu adversário.

2. Adivinha que numero escondo

  • Registe num pequeno pedaço de papel um número de 1 a 100.
  • O seu filho, fazendo-lhe perguntas cujas respostas possam ser apenas “sim” e “não”, deve identificar no menor número de tentativas possível, o número que registou.
  • As perguntas podem ser “é maior do que o 50?” “é menor do que o 75?”, “ou é múltiplo de 7?”, “é um número par? “, etc.
  • Permita que, depois de uma série em que o seu filho foi posto à prova, também o adulto o seja.

3. Qual o maior

  • Com fios de lã e objetos variados (botões, feijões, berlindes, conchas, pedrinhas, lápis, brinquedos, etc), construa conjuntos de elementos, de forma a que o seu filho possa identificar o maior, o menor, ordenar por ordem crescente, decrescente, identificar conjuntos de igual número de elementos.
  • Para trabalhar a noção de número, comece com o mesmo tipo de objetos distribuídos pelos vários conjuntos, mas vá progressivamente diversificando, levando a que o seu filho entenda que a quantidade é ser independente das características qualitativas dos objetos.

Operações e tabuadas – Desenvolver a destreza na resolução das operações matemáticas

1.Faz corresponder

  • Faça cartões com operações e cartões com os respetivos resultados.

Exemplo

5+3, 6-2, 3×1, 5÷1 …… 8, 4, 3,5

  • De seguida peça ao seu filho, com as regras e os objetivos de um tradicional jogo de memória, para emparelhar os vários cartões, fazendo corresponder a operação ao resultado correto.

2. Operações com dominó.

  • Dispondo cada uma das peças de um jogo de dominó ao alto sobre uma folha branca, peça ao seu filho para descobrir o resultado que dá a soma da parcela superior com a inferior.

3. Múltiplos e tabuadas #ping e pong”

  • Combine com o seu filho irem dizendo os números de um em um, e combinem números proibidos, por exemplo, múltiplos de 5.
  • A quem calhar, na sequência, dizer um desses nomes, terá de o substituir por “ping”

Exemplo

Múltiplos de 5 – 1, 2, 3, 4, ping, 6, 7, 8, 9, ping, 11, 12,…

  • Aumente a dificuldade, criando outra condição em simultâneo, como por exemplo múltiplos de 3, devendo nesse caso dizer-se “pong”

Exemplo 

Múltiplos de 5 /ping/ e múltiplos de 3 /pong/ – 1, 2, pong, 4, ping, pong, 7, 8, pong, ping, 11, ping,…).

O Centro SEI é um espaço dedicado ao desenvolvimento e à aprendizagem em todas as etapas da vida humana.

Somos uma equipa multidisciplinar de especialistas em dificuldades de aprendizagem (dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia), dificuldades de atenção, hiperatividade e outros desafios do desenvolvimento.

Concorda com este artigo? Deixe a sua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.