Receitas Especiais – Jogos de Ortografia para Crianças
As “Receitas especiais” são jogos de ortografia para crianças apresentados a partir de um modelo de receita de cozinha.
Foram especialmente escritas para os que se dedicam ao 1º ciclo de ensino e para os pais, podendo facilmente ser usadas na sala de aula e em casa.
Os principais objetivos das “Receitas especiais” são:
1. Aumentar a motivação dos filhos/alunos para escrever;
2. Proporcionar momentos a pares dedicados à ortografia;
3. Reforçar e desenvolver a competência de ortografia;
DOMINÓ ORTOGRÁFICO
INGREDIENTES: sílabas e palavras.
UTENSÍLIOS: folhas de papel, tesoura e lápis/caneta.
CUSTO: baixo.
PARA: 2 jogadores.
MODO DE PREPARAÇÃO: Primeiro, selecionam-se 20 palavras de acordo com o tipo de sílaba que se pretende praticar (ex: pra, pre, pri, pro, pru). Recortam-se 20 papelinhos de igual tamanho e traça-se uma linha vertical, de alto a baixo, que os divida em duas partes iguais. Pede-se à criança que escreva cada uma das cinco sílabas numa das partes do papelinho, repetindo-as quatro vezes. Na outra parte dos papelinhos, pede-se que escreva cada uma das palavras selecionadas. Baralham-se os papelinhos e distribuem-se os 20 papelinhos pelos dois jogadores. O primeiro jogador coloca um dos seus papelinhos em jogo e o outro jogador procura nos seus uma sílaba que emparelhe com a palavra ou uma palavra que emparelhe com a sílaba, e assim sucessivamente. Ganha o jogador que terminar primeiro os seus papelinhos.
TEMPO DE PREPARAÇÃO: variável.
GRAU DE DIVERTIMENTO: elevado
JOGO DO PEIXINHO DAS REGRAS ORTOGRÁFICAS
INGREDIENTES: palavras e regras ortográficas.
UTENSÍLIOS: folhas de papel, tesoura e lápis/caneta.
CUSTO: baixo.
PARA: 2 jogadores.
MODO DE PREPARAÇÃO: Primeiro, selecionam-se 10 palavras de acordo com as regras ortográficas que se pretendem praticar. Recortam-se 20 papelinhos de igual tamanho. Pede-se à criança que escreva cada uma das palavras num papelinho e a respetiva regra noutro. Baralham-se os papelinhos com as palavras/regras escritas voltadas para baixo. Cada jogador retira dois papelinhos. O primeiro jogador pergunta ao outro se tem a palavra ou a regra que pretende fazer par. Se o outro jogador tiver o papelinho pedido, entrega, se não tiver, o primeiro jogador tem de “ir à pesca”. Se conseguir fazer o par palavra/regra diz “peixinho” e retira outros dois papelinhos, continuando a jogar. Se não conseguir fazer o par, passa a vez ao outro jogador. No fim, ganha quem tiver mais “peixinhos”.
TEMPO DE PREPARAÇÃO: variável
GRAU DE DIVERTIMENTO: elevado
JOGO DE MEMÓRIA ORTOGRÁFICO
INGREDIENTES: palavras com correspondências múltiplas.
UTENSÍLIOS: folhas de papel, tesoura e lápis/caneta.
CUSTO: baixo.
PARA: 2 jogadores.
MODO DE PREPARAÇÃO: Primeiro, selecionam-se 10 palavras de acordo com a correspondência múltipla que se pretende praticar (ex.: s, c, ç, ss ou x). Recortam-se 20 papelinhos de igual tamanho. Pede-se à criança que escreva cada uma das palavras duas vezes, em dois papelinhos. Distribuem-se os papelinhos em 4 linhas de 5 papelinhos, com as palavras voltadas para baixo. Em cada jogada, a criança pode virar dois papelinhos: se encontrar o par joga novamente; se não encontrar o par, passa a vez ao outro jogador. No fim, ganha quem tiver mais papelinhos.
TEMPO DE PREPARAÇÃO: variável
GRAU DE DIVERTIMENTO: elevado
As “Receitas especiais” são atividades lúdicas, atrativas, simples de dinamizar e pouco dispendiosas que complementam outras estratégias, mais estruturadas, quando se pretende promover o desenvolvimento de competências de ortografia.