Reciclar brinquedos: Ler no Lego, aprender enquanto brinca
Embora os meus filhos já não liguem a Legos grandes, tipo Megablocks, é um brinquedo que eu adoro. É giro, didático e ajuda a desenvolver diversas competências nas crianças desde a criatividade à organização espacial. Tenho pena que os meus filhos deixem de fazer construções intermináveis nos quartos e que abandonem um brinquedo que tanto gosto.
Por isso, resolvi fazer uma pesquisa na internet para descobrir como as outras mães estavam a reciclar legos.
E descobri esta ideia maravilhosa, e aplicável a várias idades, a que chamamos Ler no Lego .
Vai precisar:
-Legos Duplos, ou Megablocks;
-Etiquetas brancas de vários tamanhos (compre duas caixas pelo menos);
-Marcadores pretos ou de cores;
O que fazer:
Em conjunto com os seus filhos, cole etiquetas na parte lateral das peças (basta apenas de um lado, mas se fizer dos dois fica mais fácil para brincarem)
Nas peças individuais vamos criar um jogo de uma letra por peça, para os mais pequeninos começarem a criar palavras.
Para facilitar pode juntar algumas letras como o ch, lh ou ss, na mesma peça.
Nas restantes peças, vamos escrever uma palavra por peça. Quanto maior a peça maior a palavra. Peça aos seus filhos mais velhos para participarem nesta atividade, não só na colagem dos autocolantes, como na escolha das palavras.
Para este jogo se tornar mais interessante, desenhe, recorte ou tire da Internet imagens das palavras possíveis de formar. Assim, se tiver filhos de 4 ou 5 anos, tentam construir as palavras pelo som.
Agora, cada um irá criar a sua história. Vamos ler no Lego. Descobrir que é o mais criativo e o mais divertido nesta junção de palavras. A diversão é garantida, e fica um jogo para entreter os miúdos, ou para fazer em família.
As regras são fáceis de criar. O objetivo é criar frases, contar histórias, e “pensar fora da caixa”!
fonte Filth Wizardry
Contamos com mais de uma centena de especialistas que produzem conteúdos na área da saúde, comportamento, educação, alimentação, parentalidade e muito mais. Acreditamos em Pais reais, com filhos reais.
1 comentário
Uma ótima sugestão. Dá para várias crianças, de idades diferentes e pode (e deve) incluir também adultos!!! Fiquei fã da ideia.