
Recolha de sangue para possíveis dadores de medula óssea
Imagine que o seu filho precisa de um transplante de medula óssea, e a única coisa que você pode fazer é tentar convencer as pessoas que conhece a fazerem uma recolha de sangue, para verificar se são compatíveis e encontrar, deste modo, um potencial dador para salvar a vida do seu filho.
Nenhuma das pessoas que você conhece é compatível com o seu filho.
Então, utiliza todos os meios de comunicação ao seu alcançe para convencer o maior número de estranhos a doar uma amostra de sangue para saber se são ou não compatíveis com o seu filho. O tempo está contra si. E não consegue perceber como é que, sabendo que o seu filho pode estar em risco de vida, as pessoas ignoram as suas mensagem e apelos, e continuam todos os dias no mesmo ciclo, a ir trabalhar como se nada se passasse, e você, sem poder fazer nada.
Mas agora pode. Pode inverter o ciclo. Se tem a sorte de não ser a pessoa desesperada à procura de ajuda, seja o potencial salvador da vida de outra pessoa. Tente ajudar. Você não tem nada a perder.
Requisitos:
- Idade compreendida entre os 18 e os 45 anos
- Peso igual ou superior a 50 kg, e altura igual ou superior a 1,50m
- Não terem recebido transfusões de sangue desde 1980
- Não serem portadores de doenças crónicas ou auto-imunes
- Fazer-se acompanhar da respectiva identificação (BI ou CC)
A brigada é constituída por dois momentos realizados em simultâneo: a inscrição – que requer o preenchimento de um formulário, e a colheita de um tubo de sangue, não sendo necessário estar em jejum.
Se for identificado como possível dador será contactado e serão feitos outros exames laboratoriais de compatibilidade. Existem dois processos de colheita:
- Colheita de células progenitoras do sangue periférico: o sangue vindo da veia do dador circula através de um aparelho chamado separador celular que recolhe, apenas, as células necessárias para o transplante, devolvendo as restantes ao dador;
- Colheita de medula óssea: as células progenitoras do interior dos ossos pélvicos são colhidas directamente, pelo que se requer uma breve anestesia e 24 horas de hospitalização.
O dador poderá optar pela forma de colheita e a cada etapa deste processo ser-lhe-á dada informação sobre o que se irá passar.
Para muitos doentes o transplante de medula óssea é a única esperança de vida.
Ser Solidário é um ato de altruísmo.
CONTAMOS CONSIGO PARA PARTICIPAR COMO POTENCIAL DADOR DE MEDULA ÓSSEA
NÃO PODEREI SER DADOR SE:
– Idade inferior a 18 anos ou superior a 45 anos
– Altura inferior a 1,50m
– Peso inferior a 50kg
– Obesidade (Índice de Massa Corporal > 40), mesmo nos casos de colocação de
Banda ou Bypass Gástrico
– Patologia Cardíaca
– Hepatite B ou C, alguma vez na vida
– Doença Oncológica
– Transfusão de sangue depois de 1980
– Doença Auto-imune
– Patologia da Tiróide
– Diabetes
– Anemia Crónica
– Hérnia Discal
– Artrite Reumatóide
– Fibromialgia
– Glaucoma
– Epilépsia
– Não compreender a língua portuguesa tanto na sua forma oral como escrita
– Não tiver residência estabelecida em Portugal
Sabia que há doenças como as leucemias e outros tipos de linfomas, entre outras, que podem ser curadas através de um transplante de medula óssea? Sabia que estes doentes só têm 25% de hipóteses de terem um irmão compatível, e que a hipótese de encontrarem um dador compatível não aparentado é de 1/10000?
Contamos com mais de uma centena de especialistas que produzem conteúdos na área da saúde, comportamento, educação, alimentação, parentalidade e muito mais. Acreditamos em Pais reais, com filhos reais.