
Regresso às aulas em modo Zero Waste (Desperdício Zero!)
Neste regresso às aulas, aplique o cada vez mais célebre movimento Zero Waste de Bea Johnson.
Comecemos por relembrar os 5 princípios do Zero Waste, e pela ordem correta:
1º Recuse o que não precisa;
2º Reduza o que precisa;
3º Reutilize o que consome/usa;
4º Recicle o que não pode recusar/reduzir/reutilizar;
5º Faça compostagem com o que sobra.
Aplicando estes princípios ao regresso às aulas, eis algumas ideias que, muito além de ecologia, são pedagógicas e de cariz comunitário:
-
Reutilize material escolar do ano anterior.
Reúna todas as canetas, lápis, marcadores, cadernos, dossiers, capas, clips, colas, mochilas, estojos, réguas e sacos, e analise a quantidade que têm em casa. Assim, pode logo filtrar o que efetivamente precisa de substituir. Seja firme nas decisões e nos motivos que as movem (sabemos que não é fácil dizer «não» à nova mochila das princesas ou àquele novo dossier do super herói. Por isso, evite ir com as crianças às compras ou será a morte do artista);
-
Não tem de arranjar o material todo de uma vez.
Da lista que lhe for entregue, verifique o que efetivamente tem de adquirir, e quando;
- O que fazer com o material que já não precisa mas que ainda pode servir para outras crianças?
Doe à própria escola ou venda (já lá voltamos); - Opte por cadernos que tenham agrafos em vez de argolas, e cujo papel seja reciclado;
- Se possível, escolha canetas de tinta permanente (recarregáveis);
- Em vez de marcadores, arranje lápis de cor fluorescentes para sublinhar;
- Antes de comprar determinado livro, verifiquem se está disponível na biblioteca da escola ou na biblioteca municipal;
- Sempre que possível, use clips em vez de agrafos.
Os clips podem ser reutilizados;
- Recicle ou composte o papel que já não precisa;
- Eduque a sua família para estimar o material.
Mais do que necessidade, é uma questão de princípio. - Inicie um movimento de Zero Waste na escola dos seus filhos.
Por que não reunir-se com meia dúzia de pais e organizar uma «venda de garagem» ou bazar com as roupas de ginástica que já não servem aos vossos filhos, capas de chuva, brinquedos, além de livros, manuais, e outro material escolar que pode ser reutilizado por outras crinças? Ou quem sabe, simplesmente trocar.
E nem só de material escolar se trata quando se fala de Desperdício Zero – Desperdício Zero é um modo de vida. Por isso, aproveite o ar fresco para tomar decisões mais conscientes quando for escolher roupas, gorros, calçado, e até os lanches diários.
Quanto aos lanches:
- sempre que puder ser sempre, faça os lanches em casa. É um investimento na saúde dos seus filhos e é mais fácil evitar plásticos. Pode fazer, por exemplo, bolinhas/barrinhas energéticas super simples à base de frutos secos, palitos de cenoura e pepino, crackers de sésamo, wraps com vegetais, sumos naturais, pudim de sêmola com canela, sandes com pasta de grão, etc.
- opte por frascos de vidro bem vedados (por exemplo, boiões de fruta/papa, frascos de molho pesto, etc) para transportar a bebida e/ou a comida.
- use guardanapos de pano.
Roupa e calçado:
Tente ao máximo usar roupa em 2ª mão (dos irmãos , dos primos, dos amigos, ou em lojas especializadas para o efeito) ou, se vai comprar roupa nova, que seja de matérias-primas naturais em vez de poliésteres.
E que não lhes passem piolhos pela cabeça! Previna, aplicando-lhe 1 gota de óleo essencial de tea tree (árvore de chá/melaleuca) e 1 gota de alfazema, na zona do pescoço e orelhas – deve diluir num pouco de óleo de amêndoas doces.
Filhos em idade de creche
Se ainda usa fraldas, pense nas fraldas reutilizáveis como alternativa às descartáveis. Simplifique a vida às educadoras, que possivelmente vão torcer o nariz (por ainda não ser uma realidade muito comum em Portugal, infelizmente): envie sacos próprios para depositarem as fraldas sujas. Se, no entanto, usar as descartáveis, as de bambu são as mais ecológicas. Também as toalhitas podem ser reutilizáveis (pode fazer ou comprar, inclusive à base de bambu).
Há gestos relativamente simples que podem, de facto, tornar-se parte do seu dia a dia, experimente. E no fim do ano lectivo faça as contas. Observe como evoluiu o rendimento do seu orçamento familiar!
imagem@designalive
ARTIGOS RELACIONADOS…
Destralhar; a palavra do momento
Reciclar brinquedos: Lego reading
Porque é que ter menos brinquedos irá beneficiar o seu filho
1 thought on “Regresso às aulas em modo Zero Waste (Desperdício Zero!)”