Programa detox para os mais pequenos: equilíbrio para o novo ano

Nesta época das festas as crianças têm uma intoxicação de tudo: muito convívio e muita família, mas também muitos presentes, muita comida, muitos eventos fora de horas e muito estímulo ao longo do dia. Muitos pais sentem os filhos hiper estimulados após as festas e muita dificuldade em acalmá-los.

Como tal, resolvemos dar-vos algumas dicas para desintoxicar as crianças após o ano novo, fazendo um programa detox de 10 dias, muito à semelhança do que poderíamos fazer com os adultos – a grande diferença é que com as crianças não devem haver radicalismos.

Assim, o primeiro passo é explicar às crianças o que vamos fazer de forma a que compreendam e aceitem o “regime” de desintoxicação (detox) e percebam que é temporário.

De manhã em jejum darem a beber um copo de água morna com 10 gotas de limão, que ajuda a purificar o fígado.

Depois, o pequeno-almoço regular, a que a criança está habituada, com adição de uma peça de fruta.

Durante a manhã e até ao almoço comer apenas maçãs, uma ou duas, consoante o apetite da criança.

O almoço e o jantar devem ser os normais, com a adição de muitos vegetais verdes e abacates. Introduza jantar vegetariano quatro vezes na semana, alternados. Comece com pratos simples e que facilmente os atraiam como massa com vegetais ou brás de legumes.

Ao lanche adicione uma mão cheia de frutos secos e sementes para aumentar o consumo de ómega-3. Adicione óleo de fígado de bacalhau como suplemento e mantenha até ao verão.

Para além da alimentação é importante voltar às rotinas e estarem afastados da televisão, tablets e telemóveis. Ao fim do dia leiam livros com eles, brinquem e joguem em família, sem tecnologias.

Aproveite o fim de semana para realizarem programas ao ar livre, respirar ar puro, passearem e observarem a natureza. Afinal são só 10 dias para afastar os mais pequenos da hiper estimulação dos nossos tempos e darmo-lhes a oportunidade de apaziguar a respiração e acalmar as emoções e os pensamentos.

No fim vai valer a pena…

imagem@gettyimages

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.