pais-eclarecidos

pais-eclarecidos

Pais esclarecidos são necessariamente pais mais tranquilos

Pais esclarecidos são necessariamente pais mais tranquilos

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA PRÉ-NATAL

O seguimento de uma criança deverá iniciar-se ainda antes do nascimento com a consulta pré-natal com o pediatra. Nos últimos meses da gravidez os futuros pais começam a consciencializar-se da nova realidade e estão disponíveis para se prepararem para a chegada do bebé.

Nesta consulta os pais conhecem o médico que escolheram para o seguimento do bebé contribuindo para a aquisição de competências na resposta às necessidades do recém-nascido no pós-parto e primeiros dias de vida. Têm nesta consulta a oportunidade de partilharem as suas dúvidas e preocupações.

Deverá realizar-se idealmente entre as 32 e as 35 semanas de gestação uma vez que à medida que se aproxima a data prevista para o nascimento aumenta a preocupação com a experiência eminente do parto em si. É fundamental que o pai e a mãe estejam presentes e participem activamente na consulta tomando consciência da importância de cada um na prestação de cuidados ao recém-nascido.

O médico irá efectuar uma história clínica detalhada dos pais e da gestação para que se identifiquem factores de risco para o bebé que vai nascer e se antecipem os problemas mais comuns relacionados com o recém-nascido, no parto, pós-parto e primeiros dias de vida. Será por isso muito importante levar para a consulta o Boletim de Saúde da Grávida com as informações acerca da gravidez.

Nesta consulta abordam-se temas de grande relevância dos quais são exemplo: a alimentação do recém-nascido, leite materno e amamentação, cuidados de higiene, o sono e posição de dormir, vacinação na maternidade, transporte do recém-nascido, relação com os irmãos e outros assuntos que os pais considerem importantes e que vão ao encontro das necessidades de cada família em particular.

Após a consulta, com a discussão de temas tão fundamentais e a troca de ideias acerca das expectativas e receios nesta nova etapa da vida, estabelece-se sem dúvida o início de uma relação proveitosa na resposta às necessidades da criança e ao exercício exigente da parentalidade.

Raquel Marta, Pediatra, Passo a Passo | Centro de desenvolvimento

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.