Aproxima-se o pico de indecência da gripe, e como tal, este é um tema que, especialmente nesta altura do ano, ganha grande relevo e importância.

É importante percebermos o que é a gripe, e como nos podemos proteger desta doença.

Mas afinal, o que é a gripe?

A gripe, é uma doença aguda viral, que causa habitualmente febre, mal-estar geral, cefaleias, dor de garganta, dores musculares e afeta as vias respiratórias. O seu período de incubação, que vai desde o contágio até ao surgimento dos primeiros sintomas, varia habitualmente entre 1 a 5 dias, sendo que o período de contágio varia habitualmente entre 2 dias antes de surgirem os sintomas até 7 dias após.

A gripe é geralmente transmitida por via aérea através de tosse ou dos espirros, os quais propagam partículas que contêm o vírus. A gripe pode também ser transmitida por contacto direto com secreções de pessoas infetadas (e que as podem disseminar através do contacto das mãos não lavadas com diferentes superfícies) ou através de contacto com superfícies contaminadas.

Os vírus da gripe podem ser neutralizados pela luz solar, por desinfetantes e detergentes.

Nesta altura do ano, é muito importante adotarmos medidas que visem diminuir a propagação do vírus diminuindo assim a probabilidade de contágio.

Das medidas mais importantes que podemos adotar, é a lavagem frequente das mãos.

Para além disso, existem outras medidas preventivas, sendo a mais importante a vacinação. Uma alimentação saudável e com uma ingestão adequada de líquidos também mantém o nosso sistema imunitário mais saudável, diminuindo assim a probabilidade de sermos contagiados pela doença.

Quando uma pessoa tem sintomas de gripe, é importante pensar também nos outros e adotar uma série de comportamentos que impeçam a propagação do vírus. Assim, deve ser evitado o contacto direto com outras pessoas, principalmente com crianças e idosos e se tivermos de o fazer, deve ser usada máscara; deve-se lavar frequentemente as mãos, e sempre que tossir deve fazê-lo para um lenço único ou para o antebraço (nunca se deve tossir para as mãos, dado que depois vamos mexer numa série de superfícies deixando-as contaminadas).

Vamos passar todos um Inverno mais saudável sem gripes!!!

1 thought on “Gripe

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.