Sarampo, sarampelo 7 vezes vai ao pêlo

O Sarampo é uma doença causada por um vírus. Caracteriza-se por febre, tosse, conjuntivite (inflamação dos olhos), fotofobia (hipersensibilidade à luz), congestão nasal e exantema máculo papular (“borbulhas”). É prevenível pela vacinação (vacina VASPR). O último caso, em Portugal, foi declarado em 2002 e, após esse ano, apenas dois casos de sarampo foram registados em Portugal, ambos em pessoas oriundas de outros países.

Mas a sabedoria popular não sabia distinguir o sarampo das outras doenças que também se manifestavam com manchas ou borbulhas vermelhas no corpo, logo julgavam que todas as doenças que assim se manifestavam, correspondiam a sarampo. Na realidade, correspondem às chamadas doenças exantemáticas por causarem exantema ou erupção cutânea.

As doenças exantemáticas das crianças são várias. O aspecto das “borbulhas”, a sua distribuição e sintomas acompanhantes permitem, na maioria das vezes, ao médico, fazer o diagnóstico. Pela sua frequência destacam-se:

Varicela
Exantema vesicular (“borbulhas com líquido transparente”), muito pruriginoso (dá muita comichão). As lesões evoluem rapidamente de pápulas para vesículas e crostas, encontrando-se simultaneamente os vários estádios. Pode dar febre. A principal complicação é a sobreinfecção das lesões cutâneas.

Escarlatina
Doença causada por uma bactéria. Caracteriza-se pela presença de febre alta durante 3 a 5 dias, vómitos, dor de garganta, dificuldade em engolir, língua com uma tonalidade avermelhada (língua de morango ou framboesa). É possível o a parecimento de pontos rosados e salientes no pescoço, axilas e tronco, estendendo-se a todo o corpo. A pele fica áspera (lixa) e pode descamar.

Rubéola
Doença benigna nas crianças que provoca febre baixa, exantema no tronco e gânglios na parte posterior da cabeça que são palpáveis. Nas grávidas é uma doença perigosa, especialmente durante o primeiro trimestre, podendo provocar malformações ou até morte do feto. É muito importante que as mulheres que não tiveram rubéola e não foram vacinadas procedam à vacinação.

Eritema infeccioso ou 5ª doença
Doença viral, mais frequente entre os 4 e 12 anos. Caracteriza-se pela presença de “manchas” vermelhas. As lesões na cara têm aspecto de “cara esbofeteada”. Dura 1-4 dias. Sem febre acompanhante. Bom estado geral.

Exantema subitum ou 6ªDoença
Após 3 dias de febre alta e difícil de ceder surgem as “borbulhas” dispersas pelo corpo.

 

Importante:  Febre e borbulhas devem sempre ser vistas pelo médico…

 

Por Cláudia Constantino, Pediatra, Healthy Mommy, para Up to Kids®

 

imagem@aqui

LER TAMBÉM…

Sarampo: bebés com menos de um ano só são vacinados antes se tiverem receita médica

O movimento anti-vacinação e a teoria da conspiração contra a Industria farmacêutica

 

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.