Snacks saudáveis para as crianças

A alimentação saudável está na ordem do dia, com inúmeras notícias, artigos e publicações a falar sobre este tema e quando o tema se associa às crianças, há ainda mais buzz à volta da questão.

Nós somos aquilo que comemos e, por isso, se tivermos uma boa alimentação teremos tendência a ter um peso normal e a sermos saudáveis. Por outro lado, as crianças aprendem por imitação, de maneira que é fundamental que, em casa e na escola, os adultos representem bons exemplos no que toca à escolha das refeições.

Preocupamo-nos muitas vezes com aquilo que as crianças comem ao pequeno-almoço, almoço e jantar mas esquecemo-nos das refeições intermédias, isto é, dos snacks da manhã e da tarde, muito importantes para regular o apetite e a absorção de alimentos. Está certo que são várias as escolas que fornecem pelo menos uma destas refeições intermédias, no entanto, a oferta nem sempre é a desejável, com o leite com chocolate e as bolachas a fazerem parte da ementa.

O ideal será que as crianças comam fruta, leite, iogurtes e queijo meio-gordos e sem adição de açúcar, para além do pão e cereais. O desafio passa por preparar lancheiras saudáveis e que sejam práticas, e é nesse sentido que vos deixo com umas dicas de snacks saudáveis que podem preparar para os miúdos:

  • 1 iogurte sólido ou líquido e flocos de cereais integrais (coloquem numa caixa pequena)
  • 1 peça de fruta e 2 queijinhos babybel Light
  • 1 pacote de leite simples e 1 fatia de pão integral com manteiga magra
  • 1 peça de fruta e 2 bolachas de água e sal
  • 1 iogurte ou 1 copo de leite e 1 tortilha de arroz/milho ou marinheiras
  • 1 iogurte com ½ pacote de fruta desidratada
  • 1 pacote de sumo fresco/smoothie de frutas com 1 tortilha
  • Snacks ou barras feitas em casa com aveia e fruta

Com estes pequenos snacks, que podem e devem ir variando ao longo do dia, as crianças vão estar mais atentas, concentradas, bem-dispostas, menos irritadas e às refeições principais vão comer apenas aquilo que precisam, porque não chegam à mesa prestes a devorar o que aparece.

Por Filipa Cortez Faria, do  Blog My Happy Kids,
para Up To Kids®

Todos os direitos reservados

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.