bebés felizes

bebés felizes

Spa em casa para prematuros – tratamento completo para bebés felizes

Quando nasce um bebé prematuro, nascem também vários desafios: lidar com a incerteza e a fragilidade de um bebé e gerir a expectativa.

Estabelecer uma relação íntima e direta com um bebé que nasce antes do tempo vai ajudar o prematuro a recuperar mais rapidamente. Por sua vez, também aos pais ajudará a ultrapassar a fase inicial deste enorme desafio.

Não obstante as várias experiências amargas a que este bebé está sujeito durante os primeiros tempos, há uma série de cuidados e vivências agradáveis que poderão paulatinamente ser oferecidas ao prematuro – alguns só no regresso a casa, outros ainda na maternidade.

Tratamento completo para bebés felizes

A amamentação, assim que possível, é um fator de absoluta importância para o bom desenvolvimento do bebé. Nada se iguala ao leite materno, não só por ser o alimento mais completo que um bebé pode ter como por promover o seu desenvolvimento emocional, a sua a segurança e o vinculo emocional à mãe.

Também o toque, tão vital nos primeiros meses de um bebé, pode ser das melhores experiências que lhe podemos dar. Através de uma massagem suave com um óleo biológico apropriado, alguma sabedoria e muito carinho, o bebé ficará mais relaxado e sentir-se-à seguro.

A massagem tem um papel fulcral, dado que vai, de certa maneira, compensar a falta de estimulação intra-uterina que ficou suspensa aquando da interrupção da gravidez de forma prematura. Além disto, a massagem ajuda as mamãs (e papás) a superarem o sentimento de culpa que frequentemente sentem, sentindo-se assim úteis para o seu filho.

Também a utilização de um pano porta-bebés será de grande benefício para ambos (bebé e pais). O prematuro, através do contacto pele com pele, vai sentir-se seguro e quentinho, ao mesmo tempo que poderá ouvir o bater do coração da mamã, sentir o seu cheiro, ouvir a voz que já conhece tão bem, ficar aliviado de eventuais cólicas…

A técnica de embrulhar o bebé – numa swaddle – é das mais úteis para transmitir conforto e segurança a um prematuro. Quando o bebé está firme (mas confortavelmente) embrulhado neste «crepe» de algodão, fica calmo, sente segurança e, consequentemente, dorme melhor.

E a hora do banho? Para um bebé muito pequeno, vai ser especialmente importante sentir que existem limites – como os que havia nesse lugar seguro que era o útero. Através de uma banheira ergonómica, em formato de balde, conhecida vulgarmente por Shantala, onde o bebé fica sentado, terá uma sensação mais próxima da vivência na barriga da mãe, comparativamente a uma banheira comum. A Shantala, pela sua forma compacta, permite que a água se mantenha quente durante mais tempo, e diminui as cólicas do recém-nascido. Umas gotinhas de óleo hidratante (por exemplo, à base de argan) vão também enriquecer a pele do bebé.

Os produtos que aplicamos na pele deverão ser essencialmente neutros, sem aroma/ fragrância e, tanto quanto possível, biológicos certificados. Estes não contêm químicos nocivos – sim, muitas marcas específicas para bebés, ironicamente, contêm-nos.

A escolha criteriosa das roupas também será um fator importante para o conforto do prematuro. Roupas com um toque suave, à base de fibras naturais (algodão biológico, seda, lã merino, bambu) vão seguramente transmitir mais bem-estar ao bebé, cuja pele é ainda muito sensível. O mesmo é extensível para os lençóis e as mantinhas que envolvem o prematuro.

Na mesma linha de pensamento – materiais que contactam diretamente com a pele do bebé – opte por fraldas suaves, hipo-alergénicas. As fraldas de pano, reutilizáveis, ou as de bambu, descartáveis, podem representar a opção mais ajustada (literalmente!) para estes pequeninos.

Estas são apenas algumas sugestões para responder às necessidades de bem estar de um prematuro. Sentir que está seguro, que é amado, num ambiente de calor e conforto, são condições vitais para fortalecer qualquer bebé, mas em especial se se tratar de um prematuro.  E regressar a casa com a segurança de que sabem cuidar do seu bebé é a melhor sensação que os pais poderão ter!

Há lá coisa melhor do que chegar a casa e ter um spa completo para um bebé feliz?

imagem@welcomebabycare

LER TAMBÉM…

Visitas a casa de um Recém-nascido, não Obrigada!

Fui mãe, devia estar feliz; então porque me sinto assim?

Icterícia no Recém Nascido

 

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.