
Ser educador de infância segundo a pedagogia Waldorf
Acredito que apesar de existirem muitas pedagogias diferentes, a qualidade de um Educador ou Professor está essencialmente ligada à sua forma de ser, às suas qualidades enquanto Ser Humano.
Ser Educador/Professor é uma enorme entrega e responsabilidade.
Na idade de Jardim de Infância o Educador é um exemplo para a criança. Perante esta realidade, o adulto deve trabalhar-se constantemente e para isso é essencial um profundo trabalho de reflexão. Na Pedagogia Waldorf há uma premissa que está presente em tudo o que fazemos:
“Educação não é nada mais que Auto Educação”
Não que almejemos ser seres perfeitos mas existe a vontade de percorrer um caminho de aperfeiçoamento, de melhorar aquilo que sabemos ser um desafio para nós.
Para este trabalho, a Pedagogia Waldorf tem ferramentas com exercícios diários que o Educador deve praticar.
Um Educador de Infância poderá desenvolver inúmeras atividades com as crianças mas, de facto, o mais importante será o processo das mesmas e não tanto o produto final.
Há, na verdade, um trabalho a fazer ao longo do ano letivo. Não de levar quantidade mas sim de trazer sentido ao dia a dia, à rotina que oferecemos à criança e àquilo que, como seres humanos, impregnamos em cada palavra, em cada gesto.
No decorrer de um planeamento, há aspetos muito importantes a ter em conta:
As estações do ano
Para contextualizar as atividades, o conto, as músicas e a mesa de estação;
Contacto com a natureza
Entender a importância da criança brincar na natureza com respeito, vivenciar as estações do ano pelo contacto com a natureza e brincar de forma livre;
O movimento
Proporcionar movimento tanto no brincar livre como em rodas rítmicas ou jogos;
Os contos
Oferecer á criança contos de fadas ricos em vocabulário e “imagem” (referente a imaginação);
O cuidado com os materiais;
Passagens suaves e cuidadas em cada mudança de época;
O contacto/relação com a família
É muito importante e trabalho no sentido de se fazer um caminho conjunto;
A Observação da criança
Cuidar da Observação e adequar as propostas a cada criança individualmente e ao grupo; Trabalhar com a família aspectos na rotina de casa e escola;
Rotina/Repetição/Ritmo
Três pilares para o nosso dia a dia para trazer segurança à criança;
Olhar para a criança com respeito e admiração.
Na minha perceção é entender para além daquilo que é visível e percetível, olhar para a criança não só para o que ela já é mas também para o que poderá vir a ser, tal qual quando olhamos uma semente.
É trazer o invisível para a possibilidade.
Ser Educador praticante desta Pedagogia é para mim mais do que um trabalho tendo-se transformado num modo de estar na Vida e levá-lo através de mim até ás crianças e famílias.
Contudo, apesar desta minha exposição ser a base para quem trabalha na Pedagogia Waldorf acredito que haverá tantas formas de Educar, mesmo sendo na mesma pedagogia, quantos Educadores existam.