
Ser pai é difícil e parece que ninguém valoriza
Ser pai é difícil e parece que ninguém valoriza
Ser pai é difícil.
“Perguntarem-te como está o teu filho e até a tua mulher mas nunca te perguntarem como estás tu.”
Acho que muitas vezes nos esquecemos do quão difícil pode ser Pai.
O mundo gira à volta de um bebé e na melhor das hipóteses a atenção vira-se para a Mãe, nunca para o Pai.
Mas ser Pai pode ser difícil de várias formas e em várias alturas diferentes.
-
Durante a Gravidez.
É o acompanhar duma situação onde somos apenas espectadores. Em caso de gravidezes complicadas há muito pouco que um Pai possa fazer para ajudar, senão apenas assistir, compreender e oferecer um ombro amigo.
-
No parto.
É doloroso ver alguém que amamos em sofrimento. É um dividir do coração numa preocupação do bem-estar e da sobrevivência tanto da mãe como do bebé. O sentimento de impotência, durante aquilo que pode durar horas e que o Pai apenas por ver. Sem que nada possa fazer.
-
No pós-parto.
As hormonas da mãe e um bebé a chorar. É lidar com choros repentinos, tanto da Mãe como do bebé, sem compreender ao certo o que é que se passa. Ser pai é acordar inúmeras vezes a cada noite (para que não seja só a mãe a acordar) e no dia a seguir levantares-te cedo para ir trabalhar. É ficar demasiado pouco tempo em casa com eles (Mãe e filho). São dúvidas e mais dúvidas.
Ser Pai é difícil.
É ver um filho adoecer.
É não dormir bem durante anos, lidar com a nova Mãe que nasceu, ter sempre algo por fazer.
Ser pai é deixar um filho na creche nas mãos de uma estranha. Leva-lo à escola no primeiro dia. É o teu mundo girar à volta do mundo da nova família: mãe e filho.
É entrares numa sala e ninguém te ver. Perguntarem-te como está o teu filho e até a tua mulher mas nunca te perguntarem como estás tu. É sentir o peso nos ombros duma família que, numa fase inicial, depende de ti.
Mas ser Pai é também muito mais que isto.
É ser força e isso só pode ser motivo de orgulho. Ser o exemplo dum ser em crescimento. Ser pai é ensinar a jogar à bola, a apertar os sapatos, e a fazer a barba. É cuidar do ser mais importante da tua vida e seres a pessoa mais importante do mundo para alguém. É seres o colo que ele procura, o beijo que lhe cura as feridas, o abraço que o conforta.
Ser pai é teres o coração a rebentar de orgulho.
É ser muito grande. É ter os olhos cheios de brilho, um sorriso fácil e uma alegria constante.
Ser Pai é difícil, mas compensa demais!
Assim, e porque encontrei muitas dúvidas, criei o blog Sei Lá eu ser mãe. A maternidade aos meus olhos. Sem rodeios nem floreados. Software tester de profissão, é a escrever que me sinto livre.
Muito gratificante e educativo