Será que o pessimista é apenas um grande egoísta?

Será que o pessimista é apenas um grande egoísta?

Será que o pessimista é, pouco mais, do que um grande egoísta?

Conhece o tipo, certo? Sempre a reclamar, sempre a arranjar uma desculpa, sempre a agoirar…

“O pessimismo é uma profecia que se cumpre.”

Respeito muito esta frase.

Todos reconhecemos os “pessimistas militantes”.

No fundo, ninguém é 100% uma coisa, e isso aplica-se ao otimismo e ao pessimismo. Ou seja, todos nós temos momentos. Só que há os “pessimistas militantes”, aqueles que passam a maior parte do tempo a lançar a nuvem negra para a frente.

Uma das coisas que me aborrece, é falarem em “excesso de otimismo”.

Num país onde a regra não é ser otimista, nem é ter esperança, nem é dizer mais do que “vou andando”, vamos apontar o dedo aos otimistas? Num país assim, até o otimismo chegar a ser contraproducente, vai demorar muito. E seria sempre um otimismo entre aspas, ou seja, um falso otimismo… Seria um “otimismo tóxico”, mas a expressão não faz sentido, porque, no fundo, se é “otimismo”, não pode ser “tóxico”…

No fundo, é fácil apontar o dedo a quem está bem.

As pessoas que “estão bem”, para muitos, são uma afronta.

“Como assim, estão bem? E a crise? E a pandemia? As alterações climáticas? E como é que estão bem, se eu não estou?” Estes críticos esquecem-se de que os que “estão bem”, também o fazem com algum esforço cognitivo. Sim, estar bem pode implicar esforço. Não é ser alheado, é ter a noção dos problemas, mas fazer algo para os solucionar, quando possível. Quando é impossível resolver, é fazer algo para manter uma atitude inspiradora para os que nos rodeiam, nomeadamente para Crianças e Jovens.

Será que o pessimista é, pouco mais, do que um grande egoísta?

Como as evidências apontam o pessimismo, como fator relacionado com a ansiedade, a depressão e problemas cardiovasculares, o pessimista é egoísta, sim.

É que, a adoecer, não vai sofrer sozinho…

Gosto de iniciativas “sem tretas” e com alma. Como a Up to Kids, por exemplo.

A criação do Mundo Brilhante permite-me visitar escolas de todo o país e provocar os diferentes públicos para poderem melhorar. Agitamos. Queremos deixar marcas.

Gostou deste artigo? Deixe a sua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.