
A criança precisa de regras e de pais consistentes
Regras e mais regras. Será que o seu filho precisa de regras?
A resposta é sem margem de dúvida SIM.
A criança precisa de regras e precisa que os pais sejam consistentes na implementação dessas regras. A maioria das crianças tem pais que implementam e até conversam com as crianças sobre as regras mas depois muitos não são consistentes e quando isso acontece baralham aquela cabeça pequenina.
Imagine que eu quero muito jogar à bola na sala e sei porque já me explicaram o motivo de não o poder fazer, mas percebi que sempre que grito ou digo que estou com sono já posso jogar e ainda oiço a minha mãe comentar “ela está com sono é melhor não contrariar”, qual será o meu pensamento seguinte?
A criança pede regras e as regras dão-lhe segurança.
Claro que não devem ser excessivas, até porque a criança deve poder experimentar o mundo. Houve um tempo em que a maioria das crianças tinham regras em excesso. Não podiam isto, não podiam aquilo, não, não, não, o que também não era positivo.
Hoje a moda é diferente, muitas vezes elas não existem porque é extremamente difícil ser coerente com o nível de cansaço que os pais têm ao final do dia. Mas não se esqueça, que mesmo sendo difícil numa fase, ser firme nas regras vai diminuir o desgaste da sua relação com o seu filho e isso terá consequências muito positivas a médio prazo.
imagem@sohu
LER TAMBÉM…
A infinita solidão das crianças de hoje
Cinco dicas para um desenvolvimento infantil saudável
Desenvolvimento infantil: consultar ou esperar?
1 thought on “A criança precisa de regras e de pais consistentes”