Small Land Montessori, o novo colégio sustentável em Lisboa
Nos dias de hoje é prioritário falar em desenvolvimento sustentável. Quando pensamos em sustentabilidade é importante relembrar de que esta se estende a nível social, cultural, económico e ambiental!
Uma educação baseada no amor deve preparar a criança, enquanto futuro cidadão, para cuidar, saber ser e estar contribuindo de forma positiva para a sociedade. Desenvolver um efetivo sentido de participação na comunidade!
É indispensável educar para manter, preservar, restabelecer o equilíbrio da própria sociedade que foi quebrado pelo distanciamento do amor ao próximo.
O Colégio Small Land Montessori promove o respeito às necessidades humanas compatíveis com o uso sustentável dos recursos naturais e com as necessidades do nosso planeta. Fazendo isso, nutrimos o sentido de solidariedade global.
Esta é justamente a proposta de Maria Montessori, quando delineou o que chamou de Educação Cósmica. O seu objetivo foi chamar à atenção de todos para a importância do sentir-se integrante do todo universo. De que cada gesto, cada palavra, cada pensamento gera consequências.
É indispensável educar para manter, preservar, restabelecer o equilíbrio da própria sociedade que foi quebrado pelo distanciamento do amor ao próximo.
“Aqui promovemos, o respeito às necessidades humanas compatíveis com o uso sustentável dos recursos naturais e com as necessidades do nosso planeta, nutrindo a solidariedade global.
Ao pensarmos de forma sustentável podemos criar materiais e atividades cujas finalidades são carregadas de benefícios para o desenvolvimento global da criança – formando um cidadão que sabe ser e estar!“
A verdade é que este tipo de atividades, para além de estimular a criatividade, contribui para contrariar gastos por vezes desnecessários com a compra de novos brinquedos para as crianças.

“Ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesmo.” – Montessori
Montessori acreditava que todos nós nascemos com um determinado potencial. Que os adultos devem ajudar as crianças a desenvolver esse potencial. Deu-lhe o nome de – “Segredo da Infância”. Esse segredo precisa ser seguido pelo adulto com base em princípios fortes como:
- ordem
- liberdade de movimento
- idioma
- independência
- ambiente preparado
- liberdade
- disciplina
- desenvolvimento social
- observação
- música e artes.

O método Montessori tem mais de um século de existência e assume-se como uma educação para a vida.
Dar autonomia, independência e liberdade supervisionada pelos educadores é a nossa forma de estar. Debaixo de ritmos de aprendizagem diferentes, as crianças são estimuladas a aprender com o mundo que as rodeia, respeitando-o.
Maria Montessori acreditava que os padrões de concentração estabelecidos na primeira infância tornam a crianças aprendizes confiantes e competentes nos anos posteriores.
Perante os materiais selecionados a criança tem a livre escolha de trabalhar com o que mais lhe interessar. Desengane-se, quem pense que as atividades são “sem acompanhamento”. O professor observa, acompanha tudo e atua como um mediador entre a criança, o material e o ensinamento que resulta dessa interação.

“A tarefa do educador é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir” – Montessori
Os materiais variam de menos a mais avançados. Estes ão apresentados às crianças em apresentações individuais com base no nível da criança e não na idade.
Quando uma criança se junta ao grupo pela primeira vez, começa a trabalhar com as atividades da Vida Prática, que permitem que a criança se torne mais confiante. Apresentações sensoriais, matemáticas, linguísticas e culturais seguem o caminho de aprendizagem natural da criança. O ambiente preparado apoia o desenvolvimento da vontade da criança, convidando a criança a fazer escolhas independentes de uma certa quantidade de actividades.

Valores e objectivos na Creche / Infantário Small Land de acordo com a nossa pedagogia:
- Estimular a independência
- Autoaprendizagem e autocorreção
- Acompanhamento individual da criança
- Ter boas maneiras, ser educado
- Estimular a liderança, que é o cuidar dos outros
- Musicalidade e liberdade de movimentos, com exploração sensorial
- Celebração da vida
O papel do adulto é unicamente o de ajudar a criança a chegar ao êxito. Assim os materiais apresentados devem estar em consonância com o seu desenvolvimento cognitivo e motor. Desta forma Maria Montessori entendia que “a educação é uma ajuda à vida”.
Contamos com mais de uma centena de especialistas que produzem conteúdos na área da saúde, comportamento, educação, alimentação, parentalidade e muito mais. Acreditamos em Pais reais, com filhos reais.
11 comentários
Olá. O problema das obras foi real (mas para mim não houve falta de transparência) e infelizmente complicado também para o colégio. Tenho o meu filho mais velho desde Setembro 2020 no colégio. E a minha filha mais nova entrou em Setembro 2022. Ambos entraram com 3 anos, pelo que não posso falar da creche. Ambos têm educadoras óptimas, que trabalham com base no método Montessori e os deixam ser livres e explorar. Têm imenso tempo de exterior, o que é óptimo, e nunca tive razões de queixa a nível de segurança ou de falta de comunicação. Importante referir que a forma como comunicamos também altera muito a atitude. Sempre que tenho um problema, ou acho que algo está mal, falo com a pessoa adequada dentro do colégio, e tudo é resolvido sem qualquer contratempo ou falta de vontade por parte do colégio. O meu filho é muito feliz, e se lhe perguntarem, diz que nunca quer sair deste colégio. ❤️ A minha filha teve uma integração inicial bastante boa, mas regrediu depois de uma temporada doente e de férias. Quando voltou ajudaram imenso! Ela chegou a estar em 2 salas diferentes (ao longo do dia) durantes vários dias, porque sentia-se bem desta forma. Aos poucos voltou a estar novamente apenas na sua sala, mas sem qualquer pressão. Era entregue na sala ou na entrada, consoante ela escolhia, e se fosse na entrada, ela inclusive chegou a pedir determinada pessoa para a ir buscar. Nunca forçaram nada. Foi e é sempre respeitada a vontade dos meus filhos. São muito bem tratados, a todos os níveis! ❤️
Concordo com os restantes comentários. Infelizmente não corresponde à realidade. Não respeitam a integração das crianças, há falta de educação com os pais, muita falta de transparência, muita desorganização.
Obrigada pelo comentário. É muito importante este feedback.
Bom dia! Todo o texto escrito é uma deturpação da verdade. Os meus filhos andaram neste colégio e tive que os tirar.
Não há qualquer formação, não há educação, uma irresponsabilidade na segurança e, no que respeita ao método Montessori é só ZERO.
Este colégio só tem espaço exterior que enche os olhos dos pais. Desde a alimentação que a adulteram com o que encomendam, desde não dar lanches, a água para beberem não está acessível.
O facto de fazerem este tipo de artigos só por fazer, faz com que o site caia no descrédito!
Têm que se inteirar mais na informação obtida.
Up To Kids, seria importante colocarem também a data em que foi feito este artigo ,porque não corresponde em nada à realidade actual.
Boa tarde. O último dia dos meus filhos foi dia 29.10.2021. Foi há 3 meses e pelo que tenho conhecimento há mais pais a passar pela mesma situação e a retirar os meninos com urgência de lá por terem sido literalmente enganados. No pré escolar aceitaram vagas para um edifício que era suposto estar pronto em setembro 2021 e as obras ainda estão, à data de hoje, por terminar, ou seja, os meninos continuam sem sala como o meu estava em Outubro de 2021.
Não concordo com este artigo. Tive o meu filho inscrito durante 1 ano e meio ( demasiado tempo mas devido às pandemia não conseguimos detectar mais cedo às falhas gravíssimas) .
Posso dizer que eu percebia muito mais do método Montessori do que a maior parte dos profissionais a trabalhar nesta escola. Algumas das profissionais nem da área da educação são e não fazem a mínima ideia do que é Montessori. Assisti a várias situações de violência tanto física como verbal, puxões de colarinhos, de braços, gritos em que tive que intervir de imediato.
O respeito pela criança ou pelo Ser Humano é apregoado mas não é cumprido e mesmo depois de ser feita a denúncia a posição da escola é encobrir a situação e fechar as portas ainda mais para que os pais não possam ver o que se passa lá dentro. Fomos enganados porque acreditamos neste projecto que tinha tudo para ser bonito mas acabou por ser um desastre . Aliás a escola aceitou mais vagas do que podia aceitar e houve quase 50 meninos a partilhar a mesma sala (quando o limite legal é 25 e ainda por cima estamos no centro de uma pandemia) sem que nada tivesse sido informado aos pais, tudo omitido, se as crianças não falassem talvez nunca se soubesse . A segurança era muito fraca , tive diversas situações em que os meninos , menores de 3 anos eram deixados completamente sozinhos sem supervisão e com risco de alguém de fora os poder levar porque a vedação é baixa para isso. Enfim são tantas as coisas negativas que achei importante partilhar a nossa opinião porque não podemos compactuar com comportamentos gravíssimos como estes.
Olá Lara, obrigada por ter partilhado. Seria importante para futuros leitores que informasse em que ano aconteceram essas situações (apesar de se perceber que é recente devido à referencia à pandemia). De facto essa informação é muito importante. Obigada pelo contributo
Up To Kids, seria importante colocar também a data em que foi feito este artigo… porque de facto não corresponde à realidade, lamentavelmente.
Verdade. O artigo é de 2019.
Boa tarde. O último dia dos meus filhos foi dia 29.10.2021. Foi há 3 meses e pelo que tenho conhecimento há mais pais a passar pela mesma situação e a retirar os meninos com urgência de lá por terem sido literalmente enganados. No pré escolar aceitaram vagas para um edifício que era suposto estar pronto em setembro 2021 e as obras ainda estão, à data de hoje, por terminar, ou seja, os meninos continuam sem sala como o meu estava em Outubro de 2021.