
Só a mãe perdoa com o coração
Só a mãe perdoa com o coração
Esta coisa de ser mãe é um desafio todos os dias.
Se pensamos que é difícil cuidar de um bebé pequenino e indefeso e completamente dependente de nós, a coisa não melhora à medida que eles crescem.
Mudam-se os tempos, mudam-se as preocupações.
Confiar um filho às mãos de alguém é só a tarefa mais difícil que enfrentamos enquanto gente.
Eles não são apenas pessoas pequenas. Eles são o nosso reflexo.
São o nosso coração, que nós gerámos e fizemos bater e que algures no tempo saiu do nosso corpo. São o nosso fluxo sanguíneo, o nosso ar.
Os filhos são todos os nossos sonhos e esperanças.
São o que nos faz levantar da cama nos dias mais negros, e os que alegram os dias luminosos.
Com eles partilhamos a nossa essência, o nosso ritmo cardíaco, a nossa razão.
E à medida que eles crescem, é-nos pedido que os deixemos numa escola, com 200 outros miúdos, entregues às mãos de meia-dúzia de pessoas com formação para educar crianças.
Mas nunca ninguém saberá educar como uma mãe.
E nunca uma mãe deixará o filho com alguém de forma completamente livre.
Quando os deixamos, deixamos uma parte de nós. Respiramos com mais dificuldade. O sorriso deixa de sair fácil…
É como se carregássemos uma bola de pesos acorrentada aos pés, até à hora de os ir buscar. O ar pesa.
Porque só a mãe é que tem o abraço que tudo cura, e o beijo que tudo consola.
Porque só a mãe tem as palavras que ajudam qualquer momento.
Só a mãe sabe de cor todas as picuinhices e está disposta a ceder a todos os caprichos.
Só a mãe os deixa ser tudo o que eles são.
Porque só a mãe perdoa com o coração.
Assim, e porque encontrei muitas dúvidas, criei o blog Sei Lá eu ser mãe. A maternidade aos meus olhos. Sem rodeios nem floreados. Software tester de profissão, é a escrever que me sinto livre.