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Tenho lido muita desinformação sobre “como falar da guerra às Crianças “.
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Sobre as crianças e as conversas sobre a guerra

By Alfredo Leite 2 meses ago

Sobre as crianças e as conversas sobre a guerra

Tenho lido muita desinformação sobre “como falar da guerra às Crianças “.

Atiram-se frases mais ou menos do senso comum, mas pior, frases com palavras e conceitos subjetivos. As pessoas agradecem, esquecendo-se que depois, na forma de aplicar, tudo pode mudar.

Nomeadamente os profissionais, é importante que relembrem:

1 – A questão é (em grande parte), saber escutar;

2 – Saber escutar é:

2.1 Não faça mais nada. Apenas escute. Lembre-se que as aparências contam. Se estiver a fazer outras coisas, por mais que esteja a ouvir, a Criança pode interpretar que não está a ser escutada. Sei que nem sempre é possível, até porque há várias Crianças na sala, várias coisas a acontecer, mas estes momentos de escuta ativa, têm que acontecer.

2.2 Familiarize-se com o parafrasear. Repita por palavras suas a pergunta da Criança. Acrescente pouco. “Vamos todos levar com uma bomba!” “O quê? Estás a dizer que vamos levar com uma bomba!”. Não seja sarcástico/a nem irónico/a. Apenas repita. Devolva.

3 – Outra grande parte da questão é saber fazer boas perguntas;

3.1 Pergunte sobre sentimentos, emoções, ideias, soluções,…não julgue as respostas. Pergunte e escute. Isso ajuda no desenvolvimento cerebral da Criança.

3.2 Torne-se um apaixonado/a pelas questões e dúvidas das Crianças. Não brinque (no sentido depreciativo) com essas questões.

4 – Cuidado com os rótulos.

Há bons e maus? Só nas histórias infantis. A guerra sim, essa é má. E causa sofrimento, tal como a intolerância, a falta de empatia e a falta de compaixão. Cuidado também com o fulanizar a questão. Queremos que eles odeiem alguém? Não.

5 – Recorde que não é depois de casa arrombada…

Sensibilizar para a paz é um trabalho que já tem feito sempre que permite que a Criança se expresse através da arte/Sempre que a Criança brinca livremente/Sempre que a Criança escuta boas histórias/Sempre que a Criança é Criança à vontade.

6 – Lembre-se que a informação sobre esta guerra serve para si.

Na verdade, a questão é tão complexa e remonta há tantos anos, que até para nós adultos é complexo. A informação que tem que procurar é sobre psicologia infantil e pedagogia. E Educação. É a sua área. Não queira ser o “Nuno Rogeiro” da Escola.

7 – Pensamento crítico precisa-se.

Se acreditarmos em todas as fontes, ou se as nossas fontes não são científicas ou são simplistas, como podemos desenvolver o pensamento crítico das Crianças?

8 – Não é à idade da Criança que temos que adaptar as palavras.

Cada Criança tem a sua história, os seus conhecimentos, o seu nível de desenvolvimento,…estar atento às características das Crianças que tão bem conhece, será uma mais valia.

9 – As Crianças precisam de pessoas com opiniões.

Como poderão desenvolver a sua capacidade de ter opinião, se não contactarem com pessoas com opinião? Obviamente, essa opinião deve ser enquadrada. Falar com os seus colegas sobre o assunto, com frontalidade, vai ajudar a que entenda se tem uma opinião ou se é fundamentalista. Opinião, sim. Fundamentalismo, não.

10 – Tenha uma visão crítica sobre estas ideias.

Seja natural e espontâneo/a. Aja de acordo com os Valores da Escola.

PS: Um desafio que me coloquei como Pai: dizer que a guerra está longe, sem passar a ideia de que não nos diz respeito.

  • Gosto de iniciativas “sem tretas” e com alma. Como a Up to Kids, por exemplo.
Gosto de iniciativas “sem tretas” e com alma. Como a Up to Kids, por exemplo.
Alfredo Leite
Mundo Brilhante

A criação do Mundo Brilhante permite-me visitar escolas de todo o país e provocar os diferentes públicos para poderem melhorar. Agitamos. Queremos deixar marcas.

http://www.alfredoleite.pt
mundobrilhante@gmail.com

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Tags: crianças, crónicas, diálogo, filhos, vida

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