11 gestos para ajudar a salvar o planeta

11 gestos para ajudar a salvar o planeta

11 gestos para ajudar a salvar o planeta

Vamos mudar o nosso estilo de vida e adotar algumas ou todas estas medidas?

Todos os anos, mais precisamente, todos os dias a mensagem “ser pró-ecológico” ganha um maior ênfase. Claro que isso é um bom sinal porque significa que a cultura dominante tem sido bem sucedida e se tornou parte das nossas vidas. No entanto as mensagens repetitivas também podem transfomar-se em “ruído silencioso”. Ou seja, as pessoas ouvem-nas mas nem sempre as seguem. Sabem que “deviam” mas, pelas razões mais diversas, não o fazem. Ou então chegam  simplesmente à conclusão (errada) de que o seu modo de agir não vai gerar qualquer diferença. O mais importante a reter  sobre o facto de se “ser pró-ecológico” é que isso implica tudo aquilo que fazemos no nosso quotidiano. Isso SIM, faz  toda a diferença.

Todos nós sabemos que fazer reciclagem e desligar as luzes são coisas a fazer em prol do planeta. No entanto, há outras coisas do nosso dia-a-dia e que podem, na verdade, fazer toda a diferença.

Vamos enumerar 11 gestos para ajudar a salvar o planeta:

Estar informado

A informação é a chave. Por que razão devemos fazer reciclagem, desligar as luzes ou conduzir uma viatura híbrida? A partir do momento em que uma pessoa compreende o porquê das ações pró-ecológicas é muito mais fácil incorporá-las na sua vida. Leia num jornal ou faça pesquisas em blogs ligados ao Ambiente.

reciclar

Adquirir no comércio local

Sempre que é cliente de um mercado abastecido por produtores locais ou se frequenta um restaurante que recebe diretamente do produtor, está a fazer o bem – duplamente. Por um lado dá apoio à economia local e, por outro,  ajuda a reduzir a poluição gerada pelo transporte desses produtos.

Usar a sua própria garrafa/cantil de água

Uma garrafa reutilizável não só diminui o desperdício como os custos, pois pode enche-la em qualquer sítio sem ter de estar sempre a comprar água engarrafada.

Ser vegetariano uma vez por semana

Esta é uma ação que pode adotar e que traz múltiplos benefícios. A Introdução da 2ªFeira sem Carne, ou qualquer outro dia da semana, vai trazer-lhe certamente benefícios mas há razões de peso a equacionar. A indústria da carne gera quase um quinto das emissões de gás provocadas pelo Homem em todo o mundo. Cortar na carne ajuda a abrandar este processo. Reduz também o enorme gasto de água para tratar do gado e ajuda ainda a reduzir a dependência do combustível natural.

Usar sempre o seu próprio saco de compras

Menos plástico traduz-se em menor desperdício em aterros sanitários e numa probabilidade mais reduzida de que os animais os consumam ou fiquem presos nos mesmos. O lixo  não-biodegradável  recolhido quer nos oceanos quer em áreas desabitadas e inóspitas, ameaçam o nosso ecossistema e podem até libertar perigosas substâncias químicas. E pior, traduz-se também numa terrível poluição visual/paisagista. Por isso sugerimos que leve os seus próprios sacos sempre que for às compras.

Plástico e poluição

Levar o seu almoço em embalagens amigas do ambiente

Levar o almoço para o local de trabalho não só é mais saudável como sai mais barato e pode ser uma forma excelente de se tornar pró-ecológico. Acondicione os alimentos em caixas reutilizáveis (caixas em vidro são as melhores) e leve os seus próprios utensílios para a refeição. Evitar sempre o desperdício, é o pretendido.

Reduzir as Impressões

Prosseguindo a política de se ser amigo do ambiente…. Disponha um pouco do seu tempo para alterar todas as suas contas bancários, cartões de crédito e outros, recebendo-os por via digital. Regozije-se com o facto de receber apenas e-mails em vez de receber “pilhas de papeis!”

papel

Desligar o Computador durante a noite

Ao desligar o computador em vez de o deixar no modo “adormecido”, pode poupar 40 watts-hora por dia. Isso representa cerca de  4 cêntimos por dia, ou seja, 14 dólares por ano. Mas não faça isso pelo dinheiro. Faça-o pela poupança de energia. Fique ciente que a energia  despendida em  mil milhões de computadores em todo o mundo, por apenas uma noite, é a mesma necessária para manter o Empire State Building  durante 30 anos. E quem diz computador, diz a TV e respetiva box, os carregadores de telemóvel quando não estão a ser utilizados, e outros carregadores de baterias que tenha em casa.

Plantar qualquer coisa

Árvores, flores, jardins ou sementes. Plante qualquer coisa e fique maravilhado. Vai ajudar a reduzir a poluição ambiental, produz alimentos, cria beleza e irá participar no nosso incrível ecossistema. Faça isso com os miúdos e observe as suas reações à medida que as coisas crescem. Faça essa experiência e envolva-se na forma fantástica como o nosso planeta funciona.

plantar

Lavar com água fria

Se todas as habitações nos Estados Unidos mudassem do ciclo quente-quente para aquecido-frio, poderíamos poupar energia correspondente a 100.000 barris de petróleo, por dia.

Acompanhar a Tecnologia

Fazer ”downloads” é bom. Os DVDs, CDs, e software de computador são ainda coisas que as pessoas normalmente adquirem. Pense na quantidade de lixo que poderia ser evitada se, em vez disso, se fizessem “downloads” sempre que possível. (Não aconselhamos a pirataria, certo?)

 

Publicado em Personal Creations, Traduzido e adaptado por Up To Kids®

Todos os direitos reservados

image@wallpapper

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.