12 receitas para acabar de vez com piolhos

1.Vinagre de maçã

Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna. A infusão pode ser aplicada no cabelo e couro cabeludo com a ajuda de um pedaço de algodão, esponja ou gaze ou pode ser colocado diretamente garantindo que todo o cabelo fica molhado, e deixando actuar 30 minutos.

Depois desse tempo, deve-se passar um pente fino por todo cabelo e lavar a cabeça com um shampoo neutro ou anti-resíduos. Por fim, é importante passar novamente o pente fino por todo cabelo.

Esta solução caseira para piolhos deve ser repetida 14 dias após a primeira aplicação, pois algumas lêndeas, que podem ter ficado no cabelo, já se tornaram piolhos, sendo mais fácil eliminá-los.

2. Vinagre e Sal

Misture sal no vinagre e aplique a combinação no cabelo para resultados rápidos.

Esta é uma combinação forte, por isso não é preciso muita quantidade. Aplique a mistura com um frasco de spray e, em seguida, use uma touca de banho para dormir. De manhã, passe shampoo e condicionador no cabelo e penteie com um pente fino.

3. Shampoo e vinagre.

Para cabelo curto use use 3 colheres de chá de shampoo e 3 colheres de chá de vinagre comum, misture bem e aplique no cabelo e couro cabeludo com uma esponja. Deixe actuar por 15 minutos e depois passe o pente fino. Sairão todos mortos. Repetir em 07 dias a mesma quantidade.

4. Azeite

Aqueça uma quantidade generosa de azeite extra virgem e quando estiver a uma temperatura suportável aplique no couro cabeludo e nas raízes depois do banho. Massage bem o cabelo, com movimentos circulares, e  coloque uma touca de banho. Durma com o produto uma noite e pela manhã lave com muita água quente. Passe um pente fino. Repita o processo durante três noites seguidas. Além de ser eficaz, deixará o  cabelo brilhante e sedoso.

5. Mistura de óleos

Basta aplicar em todo o cabelo e couro cabeludo uma mistura de alguns (mínimo 3) destes óleos em iguais proporções: óleo de lavanda, óleo de hortelã-pimenta, óleo de eucalipto, óleo de coco, de jasmim, de anis estrelado, de gerânio. Deixe-os actuar por pelo menos 30 minutos e vá eliminando os piolhos com um pente fino.

Notas:

  • A respiração de um bebé ou criança com menos de 5 anos pode diminuir ou inclusive parar se o óleo de menta ou o óleo de eucalipto estiver muito próximo do nariz da criança, facilitando sua aspiração.
  • A hipertensão arterial pode aumentar pelo óleo essencial de menta.
  • A menta ou o alecrim podem ser prejudiciais durante a gravidez. Deve utilizar a receita sem o óleo que possa ser prejudicial em cada caso

6. Essência de lavanda

Aplique umas gotas da essência depois do banho, diretamente na cabeça, após enxaguar bem com a toalha, de forma a não ter o cabelo muito molhado. Para encontrar essa essência basta procurar em casas de produtos naturais. A essência tem de ser ser pura, deve ser aplicada na raiz do cabelo e depois, é preciso massagear bem a cabeça. Não se esqueça de usar luvas para isso.

7. Maionese

Embora possa parecer uma opção bastante repugnante, espalhar maionese por todo o cabelo pode ser uma das maneiras mais rápidas e mais estranhas de eliminar piolhos. A maionese sufoca com sucesso os piolhos devido à sua natureza de espessura, o coloide. Se os piolhos não são sufocados, eles são, pelo menos, atordoados, o que pode permitir que os remova facilmente com um pente fino.

8. Manteiga de amendoim

É uma solução semelhante à da maionese que pode ser aplicada da mesma forma para o mesmo efeito.

9. Álcool canforado (Borrifar)

 O álcool canforado pode ser encontrado nas farmácias, mas também pode comprar apenas a cânfora em pequenos pedacinhos e depois adicionar ao frasco de álcool deixando o produto lá dentro. Basta borrifar um pouco deste álcool em todo cabelo para evitar a infestação de piolhos.

10. Infusão de alecrim

O alecrim é uma das ervas mais apropriadas para a saúde do nosso cabelo, já que limpa profundamente, fortalece e estimula o seu crescimento. Além disso, é também ideal para combater piolhos e lêndeas, já que tem uma poderosa acção contra eles.

Numa taça de água a ferver junte algumas folhas secas de alecrim. Uma vez fria, aplique em todo o cabelo e couro cabeludo. Assim como nos casos anteriores, o melhor é utilizar um pente fino eliminar eficazmente os piolhos e lêndeas

11. Chá de Arruda

Ingredientes

40 g de folhas de arruda

1 litro de água fervente

Preparação

Colocar as folhas de arruda em água a ferver e deixar em infusão por 10 minutos. Tapar, deixar arrefecer e depois coar. Pode aplicar a infusão nos cabelos com a ajuda de um pedaço de algodão ou gaze ou colocar diretamente garantindo que todo o cabelo fica molhado.  A seguir deve enrolar uma toalha na cabeça e deixar a infusão de arruda agir por 30 minutos. Depois lavar os cabelos com shampoo, aplicar condicionador e não enxaguar, passando um pente fino em cada mecha de cabelo para retirar os piolhos mortos e as lêndeas.

O chá de arruda não só elimina os piolhos como acalma a comichão no couro cabeludo.

12. Spray de citronella

A citronela afasta os insetos inclusive os piolhos devido ao seu intenso aroma.

  • Ingredientes

150 ml de glicerina líquida

150 ml de tintura de citronela

350 ml de álcool

350 ml de água

  • Preparação

Misturar todos os ingredientes e colocar num recipiente bem fechado. Aplicar diariamente no cabelo e na raiz, deixando atuar por alguns minutos. Lavar normalmente, e passar com o pente dos piolhos para ir removendo.

Dicas:

Penteie os cabelos molhados. Use um pente apropriado para passar em toda a extensão dos cabelos molhados e com condicionador. 

  • Compre o pente fino numa farmácia, mercado ou outra loja.
  • Molhe o cabelo e passe um creme ou condicionador para pentear mais facilmente.
  • Passe o pente fino no cabelo pelo menos duas vezes em cada sessão.
  • Repita o procedimento a cada três ou quatro dias por algumas semanas.
  • Quando você parar de encontrar piolhos, continue a passar o pente fino no mínimo por mais duas semanas. Direcione uma luz para o couro cabeludo para iluminar o local que você estiver a pentear.
  • A lupa também pode ajudar a examinar melhor a região que está a tratar.
  • Penteie mechas de 2,5 cm a 4 cm começando no couro cabeludo e até as pontas. Não se esqueça de limpar o pente fino com um pano e água quente assim que terminar cada mecha.
  • Limpe os utensílios domésticos. Embora os piolhos não costumem sobreviver por mais de um dia fora do couro cabeludo, é importante limpar todos os utensílios domésticos por precaução.
  • Lave todos os objetos usados nos últimos dois dias pela pessoa infetada.
  • Lave as roupas de cama, bichos de pelúcia e roupas de uso pessoal com água quente e sabão. A água deve estar igual ou acima de 60ºC. Passe estes artigos a ferro.
  • Deixe os pentes e outros utensílios utilizados de molho em água aquecida a mais de 60 ºC durante cinco a dez minutos.
  • Guarde todos os utensílios que você não puder limpar imediatamente num saco plástico selado por 48h para impedir que os piolhos e as lêndeas obtenham oxigénio.
  • Passe o aspirador no chão e nos móveis estofados.
  • Não se esqueça de desinfectar os assentos e cadeiras do automóvel e cadeiras de refeição (no caso dos mais novos)

imagem@nicematin

LER TAMBÉM…

14 receitas naturais para as maleitas dos nossos filhos

Barras energéticas avelã e alperce

ABC Ajude o seu filho a ser mais saudável

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.