educação ambiental

Educação ambiental: como educar as crianças a pouparem energia?

Educação ambiental: como educar as crianças a pouparem energia?

As crianças são o futuro, e como tal, mães e pais têm de os formar para a vida. São eles que darão seguimento aos valores e aprendizagens adquiridos. Por isso, e tão ou mais importante que fomentar educação, a paz e a igualdade de sexos, é importante que exista a educação ambiental. Neste artigo daremos algumas dicas de como ensinar as crianças a terem mais consciência ambiental e de que maneira os podemos a ensinar a poupar energia.

Este tipo de temas que se relacionem com a eficiência energética e a poupança, podem ser mais fáceis de serem assimilados pelas crianças quando melhor entenderem de onde vem a eletricidade, e de que maneira e motivos se pode poupar, através de exemplos práticos.

Importância da educação ambiental

A educação ambiental deve abranger vários aspectos, entre o quais é de destacar o impacto ambiental da energia, já que desde pequenos, as crianças podem participar na poupança energética do lar, e podem aprender muito sobre as energias renováveis. Esta aprendizagem deve ser construtiva, significativa e acima de tudo divertida, captando a sua atenção.

Muitos são os recursos educativos que a internet coloca à nossa disposição para educar as crianças no que diz respeito à poupança de energia, e ao bom uso dos recursos, com preferência pelas energias renováveis e às técnicas da eficiência energética.

Ideias para que as crianças aprendam sobre o bom uso da energia

As crianças costumam ser o espelho do que vêm nos mais velhos. Durante os primeiros anos de vida, nós, seres humanos, absorvemos uma grande quantidade de informação, e muitas vezes por imitação ou influência das pessoas que nos rodeia. Por isso, uma das bases principais para que uma criança tenha respeito pelo meio ambiente e aprende a usar a energia de forma eficiente, é educá-la em relação à poupança energética desde cedo.

Pode-se começar por coisas tão básicas como:

  • Fechar a torneira enquanto escovam os dentes ou enquanto ensaboam as mãos
  • Não deixar as luzes acesas
  • Apagar os aparelhos que tenham acendido, e muito mais.

Muitos pais consideram que as tecnologias são exclusivamente para lazer e que não atribuem grande valor em matéria de aprendizagem. Mas não é bem assim. Atualmente existem imensos recursos multimédia para que as crianças possam aprender enquanto se divertem. Aliás, a educação ambiental é uma das áreas que pode ser facilmente encontrada em jogos ou aplicações. Assim, as crianças aprendem e divertem-se ao mesmo tempo usando as tecnologias que fazem parte dos dias de hoje e de amanhã.

Uma das formas mais efetivas para que os mais pequenos aprendam é através do jogo.

Faça da poupança energética algo mais divertido.

Por exemplo, deixar que as crianças sejam vigilantes noturnos, sendo os responsáveis em vigiar e garantir que ninguém deixe as luzes acesas e que haja um sistema de pontos para ver quem poupa mais ou menos em casa.

Outra das melhores formas de implementar o uso eficiente da energia e dos recursos do planeta são as actividades de grupo, onde as crianças podem interagir entre si e com quem está à sua volta. Pode levar os seus filhos a acampamentos com atividades relacionadas com o uso eficiente da energia e o respeito pelo meio ambiente, ou fazer atividades com eles sobre reciclagem.

É ponto chave que a criança saiba o porquê da importância da necessidade de poupar eletricidade.

Mais conselhos para ensinar os seus filhos a poupar energia

Se o seu filho já tiver um pouco mais de idade, veja com ele a fatura da eletricidade. Explique-lhe em que consiste cada elemento fazendo comparações de um mês para o outro.

Pode fazer estas comparações também se vir com ele os contadores de luz e da água. Comparem valores antes e após o banho, por exemplo.

Ensine os seus filhos a desligar da ficha elétrica. Explique que o stand-by é um “inimigo fantasma” que gasta luz sem usarmos os eletrodomésticos.

Definitivamente, a poupança de energia deve ser visto pelas crianças como uma obrigação que não dá muito trabalho e um hábito que devem seguir com entusiasmo ao longo da sua vida.

 

Selectra Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram did not return a 200.