lavar a roupa do bebé de forma ecológica

Lavar a roupa do bebé de forma ecológica

As vantagens em escolher produtos seguros, não-tóxicos e alternativas naturais passam não só pelo ambiente e sustentabilidade do planeta como também, e sobretudo, pela saúde de toda a família.

Adotar produtos do quotidiano que tenham uma vertente ecológica e sustentável não só permite cuida da saúde e bem-estar da família, como também incute e reflete a preocupação pela conservação do ambiente aos mais novos. Pais mais ecológicos possibilitam a apresentação, desde tenra idade, desses mesmos valores ambientais e ecológicos, às crianças.

A adoção de detergentes e produtos ecológicos é um passo para hábitos mais saudáveis que ajudam a um mundo melhor para as gerações dos nossos filhos. Para além desta componente ambiental, optar por alternativas naturais sem componentes tóxicos para tratar da roupa e da casa, permite minimizar o risco de alergias, de problemas de pele e de problemas respiratórios.

Neste artigo reagrupámos algumas dicas e conselhos básicos sobre os cuidados que deve ter ao lavar a sua roupa (e a do bebé) e ao cuidar da sua casa.

Devo ter um detergente diferente para a roupa do bebé?

Aquando a chegada do rebento, muitos pais decidem começar a fazer uma máquina só com a roupa do bebé, usando detergentes mais naturais. No entanto, é importante não só ter esse cuidado com a roupa do bebé, mas também com a dos adultos.

O bebé estará em contacto constante com a roupa dos adultos e com os tecidos em casa: e é essencial que estes também tenham sido lavados com detergentes não-tóxicos e destinados a peles sensíveis.

Devo fazer uma máquina só com a roupa do bebé?

O cuidado a ter com a roupa do bebé deve ser o mesmo a ter com a dos pais e com toda a roupa de casa. O bebé estará em contacto com tudo, então não faz sentido usar um detergente tóxico e perigoso em outros tecidos e roupa.

Deve adotar um detergente sustentável, seguro e não tóxico para todas as lavagens de toda a roupa da família. No entanto, nos primeiros meses de vida do bebé, visto que o bebé é pouco ou nada exposto ao exterior, deve sempre que possível separar a sua roupa da dele. Para além de que deverá também sempre fazer máquinas separadas sempre que tiver materiais que não possam ser lavados a altas temperaturas.

O que devo ter em atenção na escolha de um detergente ou produto de limpeza?

Aconselhamos que o detergente que escolher para lavar a roupa da sua família seja:

  • Indicado para peles sensíveis:deve escolher um detergente com esta característica para minimizar alergias de pele, eczemas, dermatites ou desconforto.
  • Natural e Seguro:privilegie detergentes e produtos sem ingredientes cancerígenos ou amoníaco, derivados de petróleo, fosfatos, branqueadores ópticos ou enzimas e sem perfumes sinté

Dicas Adicionais

Atenção ao enxaguamento da roupa!

Este é um passo que não deve ser negligenciado. Sendo a pele dos bebés mais frágil, a etapa do enxaguamento da roupa requer cuidados redobrados. É importante que a roupa não contenha resíduos de detergente após a lavagem.

Lembre-se de fazer um enxaguamento eficaz, que é sinónimo, geralmente, do programa mais longo nas máquinas de lavar.

Nódoas ou restos de comida?

Em caso de nódoas alimentares visíveis ou restos de comida na roupa do bebé, use um anti-nódoas! Se conseguir agir no momento com a mancha fresca, pode também usar um pano humedecido com álcool a 90°C e enxaguar logo de seguida com água.

No caso de usar um anti-nódoas, lembre-se de usar um que seja natural e biodegradável.

 

Por Krystel Leal, representante da Rebento Eco-Puericultura

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.